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metadata.dc.type: Artigo
Title: Aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no contexto da escola inclusiva
metadata.dc.creator: Santos, Tatiane Fideles dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Fukuda, Cláudia Cristina
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetivou investigar e analisar o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência em uma escola de ensino regular no Distrito Federal. Para tanto, o referencial teórico concentrou-se em compreender o processo de inclusão e como o trabalho com estudante com deficiência intelectual vem sendo desenvolvido ao longo da inclusão. As participantes da pesquisa foram duas professoras da sala de recursos e uma supervisora pedagógica. Foi realizada entrevistas com um roteiro semiestruturado, sendo que, as professoras da sala de recursos foram entrevistadas juntas. As análises das entrevistas foram feitas pela técnica de análise de conteúdo e organizadas três categorias: (a) A importância da escola no processo de ensino aprendizagem; (b) papel dos docentes e da interdisciplinaridade na inclusão; (c) o ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. A primeira categoria revela que o atendimento pedagógico especializado, na sala de recursos, é um dos principais elementos da inclusão, sendo que nesta sala, as professoras trabalham o desenvolvimento das funções psicológicas superiores como a linguagem, percepção e raciocínio. Assim, utilizam de recursos lúdicos, como vídeos e jogos. A segunda categoria demonstra que a interdisciplinaridade é importante para a eficiência e eficácia da inclusão, porém observou-se que a escola ainda apresenta uma dificuldade nesse setor por questões de resistência do professor regente ou por sobrecarga de demandas dos professores. A terceira categoria revela que há um bom desenvolvimento de atividades que estimulam as funções psicológicas superiores desses estudantes e que a escola procura ir além da aprendizagem só do intelecto, ela incentiva a sociabilização desse estudante que acaba contribuindo para a sua aprendizagem. Sendo assim, percebe-se que a inclusão escolar nessa escola enfrenta alguns obstáculos, mas também é possível notar que os profissionais da área buscam superá-los a fim de melhor atender esse aluno com deficiência intelectual.
Abstract: This study had the objective of investigating and analyzing the process of school inclusion of students with disabilities in a school of regular teaching on the Federal District. Therefore, the theoretical reference concentrated on comprehending the process of inclusion and how the work with students with intellectual disabilities is being developed over the inclusion. The participants of the research were two teachers of the resources room and a pedagogical supervisor. Interviews were conducted with a semi structured script, with the resources room’s teachers being interviewed together. The analysis of the interviews was made using the technique of content analysis and organized in three categories: (a) The relevance of the school on the process of learning; (b) The role of the teachers and the interdisciplinarity on inclusion; (c) The teaching and learning of students with intellectual disabilities. The first category reveals that the specialized pedagogic care, in the resources room, is one of the principal elements of inclusion, being that in this room the teachers work developing the psychological superior functions like language, perception and reasoning. Therefore, they utilize ludic resources like videos and games. The second category demonstrates that the interdisciplinarity is important to the efficiency and efficacy of inclusion, although it was noted that the school still shows a difficulty in this sector caused by resistance from the teachers or by overloading demands. The third category reveals that there is a good development of activities that stimulate the superior psychologic functions of these students and that the school tries to go further than intellectual learning, it incentivizes the socialization of the student that ends up contributing to the learning process. Therefore, it is perceived that the inclusion in this school faces some obstacles but also is possible to notice that the professionals of the area try to overcome them with the goal of better attending to these intellectually disabled students.
Keywords: Psicologia
Inclusão escolar
Deficiência intelectual
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Saúde e Medicina
metadata.dc.publisher.program: Psicologia (Graduação)
Citation: SANTOS, Tatiane Fideles dos. Aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no contexto da escola inclusiva. 2018. 35 f. Artigo (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11935
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

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