Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11962
Tipo: Artigo
Título: Que geração é essa? Percepções contemporâneas sobre a infância e o uso das TICs
Autor(es): Fonseca, Pavla Rodrigues Alves
Primeiro Orientador: Oliveira, Alan Santos de
Resumo: A sociedade contemporânea passa por momentos de grandes transformações ao fato das novas tecnologias de informação e comunicação estarem muito presentes no cotidiano das pessoas desde a primeira infância. Segundo pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, em maio de 2018, atualmente o número de dispositivos móveis ativos chega a ultrapassar o número de habitantes. Os dados informam que são quase dois dispositivos móveis por habitante. Quantidade essa que, segundo a previsão, pode alcançar a marca de dois dispositivos por habitante até o ano de 2019. Portanto, o presente artigo tem como objetivo analisar o cenário atual a partir da representatividade da criança na sociedade contemporânea, buscando entender de que forma a primeira infância é vista nesta sociedade modernizada, após o surgimento das novas tecnologias, principalmente após a chegada dos dispositivos móveis, e de que maneira esse relacionamento entre criança e dispositivo móvel pode ser prejudicial ou benéfico. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a amostra foi escolhida por se enquadrar no estudo de caso de forma explicativa. Ou seja, foi selecionada uma campanha publicitária para o dia dos pais da empresa Malwee, estrelada pelo escritor Marcos Piangers, autor do livro “Papai é pop”. A partir da análise da linguagem, concluiu-se que a participação mais efetiva da família no desenvolvimento das crianças desde o nascimento é de total importância, visto que os fatores citados aqui neste estudo criam de certa forma um afastamento familiar, mas o uso da tecnologia não é a única explicação para a sociedade contemporânea.
Abstract: Contemporary society is going through moments of great transformation due to the new technologies of information and communication being very present in the daily life of people from an early age. According to research developed by the Getúlio Vargas Foundation¹, in May 2018, the number of active mobile devices currently exceeds the number of inhabitants. Data show that they reach almost two mobile devices per inhabitant. According to the forecast, the number of devices per inhabitant can reach up to 2019. Therefore, this article aims to analyze the current scenario from the representation of children in contemporary society, seeking to understand how early childhood is seen in this modernized society, after the emergence of new technologies, especially after the arrival of mobile devices, and how that relationship between child and mobile device can be harmful, or beneficial. As a methodology, a qualitative research was carried out, in which the sample was chosen because it was included in the case study in an explanatory way. That is, we selected an advertising campaign for the fathers day of the company Malwee, starring the writer Marcos Piangers, author of the book "Papai é pop." From the analysis of the language, it was concluded that the most effective participation of the family in the development of children from birth is of total importance, since the factors cited here in this study, create a family separation, but the use of the technology is not the only explanation for contemporary society.
Palavras-chave:  Publicidade e Propaganda
Contemporaneidade
Avanços tecnológicos
Dispositivos móveis
Primeira infância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Programa: CST - Publicidade e Propaganda
Citação: FONSECA, Pavla Rodrigues Alves. Que geração é essa? Percepções contemporâneas sobre a infância e o uso das TICs. 2018. 27 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11962
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PavlaRodriguesAlvesFonsecaTCCGraduacao2018.pdfArtigo817.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.