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Tipo: Artigo
Título: “Gente boa também mata”: a relação entre sentido e contexto nas peças gráficas da campanha, e sua repercussão no Twitter
Autor(es): Cavalcante, Thainá Arruda
Primeiro Orientador: Foresti, Joadir Antônio
Resumo: A presente monografia tem como objeto de estudo as peças gráficas da campanha publicitária “Gente boa também mata”, criadas pela agência Nova/sb. O objetivo geral propõe identificar a relação entre sentido e contexto na construção das peças gráficas da campanha e sua repercussão no Twitter. O estudo foi realizado a partir da repercussão que a campanha obteve nos veículos de comunicação e dentre os leitores e usuários. Quanto a metodologia, o trabalho fez a utilização de materiais científicos e documentais que contribuíram na aproximação com o objeto de estudo e assim poder formular hipóteses. Uma das hipóteses sugere que a construção textual da campanha causou reações nos receptores, na qual os criadores da campanha não esperavam tamanha repercussão. Para o levantamento teórico, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais a fim de auxiliar na produção de conhecimento sobre o tema. A análise da campanha no Twitter foi baseada nos procedimentos de Fragoso (2013), na qual aborda a Teoria Fundamentada (TF) utilizada para a elaboração da coleta e análise dados na internet. Diante disso, os resultados da análise, mostrou que 32% dos usuários se apropriaram da mensagem da campanha, já 47% dos usuários não se apropriaram da mensagem da campanha e 21% se mantiveram neutros. A partir dos resultados obtidos e, dada a importância do assunto, este trabalho tem relevância para a Publicidade e Propaganda, pois, se propõe a ampliar os estudos sobre campanhas publicitárias especificamente educativas e sobre os impactos causados no cidadão, uma vez que essas campanhas desenvolvem um papel significativo na sociedade.
Abstract: The study object of this monograph is the artworks of the advertising campaign “Good people also kills”, created by the agency Nova/sb. The general purpose is to identify the relation between the meaning and the context in the construction of the campaign’s artwork and its repercussion on Twitter. The study was conducted from the repercussion that the campaign had on the communication vehicles and between the readers and users. Regarding the methodology, this work made use of the scientific and documental materials that contributed to the approach with the study object and therefore to be able to formulate hypotheses. One of the hypotheses suggests that the textual construction of the campaign caused reactions on the public, in which the creators of the campaign did not expect such repercussion. To the theoretical survey, it was made bibliographical researches and documental researches in order to assist in the knowledge production on the subject. The analysis of the repercussion of the campaign on Twitter was based on the procedures of Fragoso (2013), in which addresses the Grounded Theory (GT) that was used to elaborate the data collection and analysis on the internet. On the face of it, the results of the analysis showed that 32% of the users appropriate of the campaign message, 47% of the users do not appropriate of the campaign message and 21% stayed neutral. From the results obtained and the importance of this subject, this work has relevance to Advertising because it proposes to expand the studies about advertising campaigns, specifically educational, and about the impacts caused on the citizens, since those campaigns develop a significant role in the society.
Palavras-chave:  Publicidade e Propaganda
Publicidade educativa
Redes sociais
Trânsito
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Programa: CST - Publicidade e Propaganda
Citação: CAVALCANTE, Thainá Arruda. “Gente boa também mata”: a relação entre sentido e contexto nas peças gráficas da campanha, e sua repercussão no Twitter. 2018. 98 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11964
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

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