Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11975
Tipo: Artigo
Título: Como a microbiota intestinal pode influenciar no transtorno do espectro autista? Uma revisão da literatura
Autor(es): Anjos, Juliana Almeida Cortês dos
Rodrigues, Rhaylane Gomes
Primeiro Orientador: Romeiro, Caroline
Resumo: Esta revisão bibliográfica teve como objetivo evidenciar a relação das alterações na microbiota intestinal que acarretam um quadro de disbiose, com o agravamento dos sinais e sintomas comumente associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através da alimentação adequada é possível modular a microbiota proporcionando melhora na qualidade de vida dos indivíduos portadores do TEA. Foi realizada uma revisão de artigos científicos publicados no período entre 1993 a 2018. Foram utilizadas as seguintes palavras chaves ou termos para busca: “Nutrição e Autismo”, “Microbiota Intestinal”, “Alterações Gastrintestinais”, “Transtorno do Espectro Autista” e “Intervenção Nutricional”, e foram selecionados ao final 57 artigos para a elaboração desta revisão. Portadores desse transtorno podem apresentar diversas alterações gastrintestinais, principalmente devido ao aumento da permeabilidade intestinal, que podem causar efeitos deletérios no Sistema Nervoso Central (SNC), acarretando alterações neurológicas e comportamentais. Conclui-se que os desequilíbrios da microbiota intestinal, associada ao aumento da permeabilidade intestinal, ocasionadas pela disbiose, estão relacionados com o agravamento dos sintomas do TEA, devido às alterações que podem ocorrer no eixo encéfalo-intestino, com o aumento de patógenos e neurotoxinas.
Palavras-chave: Nutrição
Autismo
Microbiota intestinal
Alterações gastrintestinais
Suplementação nutricional
Disbiose intestinal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Nutrição (Graduação)
Citação: ANJOS, Juliana Almeida Cortês dos; RODRIGUES, Rhaylane Gomes. Como a microbiota intestinal pode influenciar no transtorno do espectro autista? Uma revisão da literatura. 2018. 27 f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11975
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Nutrição (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaAlmeidaCortesDosAnjosTCCGraduacao2018.pdfArtigo603.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.