Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11981
metadata.dc.type: Artigo
Title: Análise da quantidade de leucina presente em suplementos à base de proteínas do soro e impactos na hipertrofia muscular
metadata.dc.creator: Araruna, Vinicius Duque
Lima, Guilherme Arthur de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Iama Marta de Araújo
metadata.dc.description.resumo: A busca por um padrão corporal ideal tem levado cada vez mais pessoas à prática de exercícios físicos regulares. No entanto, sabe-se que os resultados desejados só serão possíveis se houver uma alimentação adequada. Assim, devido à dificuldade em alcançar níveis desejáveis de proteína diária apenas com os componentes provenientes da alimentação, têm-se popularizado o uso de suplementos alimentares à base de aminoácidos e proteínas. Acerca da qualidade proteica ingerida, nota-se que a digestão, a quantidade e a biodisponibilidade dos aminoácidos, principalmente a leucina, influi sobre a cinética e os estímulos da síntese proteica. Considerando o alto consumo de suplementos proteicos à base de soro do leite e tendo em vista a quantidade de leucina destes como fator determinante relacionado à finalidade de hipertrofia muscular, a presente pesquisa teve como objetivo analisar e comparar a quantidade deste aminoácido (leucina) nos suplementos comercializados em uma loja especializada de Taguatinga/DF. A amostra foi composta por 18 suplementos de diferentes fabricantes, onde foram analisadas Proteínas Concentradas do Soro do Leite (PCSL); Proteínas Isoladas do Soro do Leite e Proteínas Hidrolisadas do Soro do Leite (PHSL). Como resultado pôde-se verificar que a quantidade do aminoácido leucina, importante para a ativação da via mTOR e síntese proteica, teve maior representatividade no grupo de Proteínas Isoladas do Soro do Leite (PISL) com média de 2,92g e Desvio Padrão (DP) 0,56g em 30g de produto, enquanto o grupo PCSL apresentou a menor proporção com 1,88g (DP 0,73) do aminoácido em 30g de produto. Conclui-se que os suplementos do grupo PISL são a melhor opção, segundo dados dos fabricantes, para os que desejam ganho de massa muscular.
Keywords: Nutrição
Exercícios físicos
Suplemento alimentar
Proteína
Leucina
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Saúde e Medicina
metadata.dc.publisher.program: Nutrição (Graduação)
Citation: ARARUNA, Vinicius Duque; LIMA, Guilherme Arthur de Araújo. Análise da quantidade de leucina presente em suplementos à base de proteínas do soro e impactos na hipertrofia muscular. 2018. 10 f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11981
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Nutrição (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ViniciusDuqueArarunaTCCGraduacao2018.pdfArtigo283.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.