Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11982
Type: Artigo
Title: Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas
Author(s): Gomes, Alef de Souza
First Advisor: Klein, Christian Philip
Summary: O presente trabalho visa aferir o impacto que a questão da nacionalidade de um produto ou marca possui sobre a sua atratividade no comércio internacional. A internacionalização empresarial é algo cada vez mais comum e tem ocorrido no sentido de se garantir a sobrevivência bem como no intuito de se maximizar os ganhos. A entrada em mercados estrangeiros demanda uma análise minuciosa de todas as variáveis, o que torna o processo de internacionalização bastante complexo. Tais varáveis podem ser controláveis e incontroláveis e impactam, principalmente, na percepção dos consumidores e consequentemente na aceitação dos produtos. Nesse sentido, busca-se perceber o impacto da nacionalidade na formação da imagem de um produto na cabeça de seus consumidores. Para isso o trabalho foi desenvolvido tendo por metodologia a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e descritiva, bem como um estudo de caso sobre as Havaianas. O trabalho é composto por três capítulos onde, no primeiro, é exposto os conceitos básicos de marketing e como se aplicam dentro do processo de internacionalização. No segundo capítulo, trabalha-se os conceitos de branding, informando como se compõe uma marca e a sua imagem. Ainda no mesmo capítulo, é assimilado os conceitos de branding ao fator nacionalidade, expondo então a formação da imagem de um país dentro do comércio internacional, e a consequência de tal imagem que é denominada de ‘Efeito País de Origem’. Nesse sentido, discorre-se sobre a imagem e a marca do Brasil e o que se entende por ‘Brasilidade’. No último capítulo é apresentado um estudo de caso sobre a história da Havaianas e como se deu sua entrada no mercado internacional, ligando alguns dos conceitos que foram expostos nos capítulos anteriores ao que aconteceu na prática com a marca em questão.
Abstract: The present study aims to assess the impact that the nationality of a product or brand has on its attractiveness in international trade. Corporate internationalization is increasingly common and has taken place in the sense of guaranteeing survival as well as in order to maximize gains. The entry into foreign markets demands a thorough analysis of all variables, which makes the internationalization process very complex. Such variables can be controllable and uncontrollable and impact mainly on the perception of the consumers and consequently on the acceptance of the products. In this sense, it is sought to perceive the impact of nationality in the formation of the image of a product in the head of its consumers. For this, the work was developed with bibliographic research methodology, qualitative and descriptive analysis, as well as a case report on Havaianas. The work is composed of three chapters where, in the first one, the basic concepts of marketing are exposed and how they are applied within the process of internationalization. In the second chapter, the concepts of branding are worked out, informing how a brand is made and its image. Also in the same chapter, the concepts of branding are assimilated to the nationality factor, thus exposing the formation of the image of a country within the international trade, and the consequence of such image that is denominated as ‘Country of Origin Effect’. In this sense, we talk about the image and brand of Brazil and what is meant by 'Brasilidade'. In the last chapter we present a case report on the history of Havaianas and how it came to the international market, linking some of the concepts that were exposed in the previous chapters to what happened in practice with the brand in question.
Keywords: Internacionalização
Nacionalidade
Brasilidade
Havaianas
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: GOMES, Alef de Souza. Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas. 2017. 50 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11982
Document date: 2017
Appears in Collections:Relações Internacionais (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdfArtigo1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.