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dc.contributor.advisor1Tomazini, Rosana Corrêa-
dc.creatorRezende, Felipe Augusto Oliveira-
dc.date.accessioned2019-05-07T13:54:55Z-
dc.date.available2019-04-08-
dc.date.available2019-05-07T13:54:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationREZENDE, Felipe Augusto Oliveira. O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016). 2017. 91 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11992-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the socially constructed nature of the cultural diffusion mandate carried out by the Division of Cultural Diffusion Operations (DODC), from the brazilian Ministry of Foreign Affairs (MRE/Itamaraty) between 2013 and 2016, in order to analyze possible favoring of this State agency in the core of economic sectors of the creativity in Brazil. While most industrial sectors wallow in an intense recession, creativity emerges as a sector of prominence in terms of added value to the country's' GDP. In Brazil, the institutionalization of creativity politicized this subject at the level of the Federal Executive branch, and since then, it has become a relevant subject for the social sciences. Within this horizon, the current paperwork forms part of a contribution based on the reflexivist theoretical approach in International Relations, in order to understand the agency of cultural diffusion as an official result of a certain performativity of the national cultural factors and of its consequent self-representation by the State’s chancellery abroad.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva a discussão sobre o caráter socialmente construído do expediente de difusão cultural tocado pela Divisão de Operações de Difusão Cultural (DODC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE/Itamaraty) entre os anos de 2013 e 2016, com o intuito de analisar sobre possível favorecimento desta agência de Estado no que se refere aos setores econômicos da criatividade no Brasil. Enquanto a maioria dos setores industriais chafurdam em intensa recessão, a criatividade desponta como setor de destaque em termos de valor agregado ao PIB dos países. No Brasil, a institucionalização da criatividade politizou a matéria no nível de Poder Executivo federal, e, desde então, passou a ser temática relevante para as ciências política e sociais aplicadas. Nesse horizonte, o trabalho corrente se insere como contribuição de enfoque teórico reflexivista em Relações Internacionais, no sentido de compreender a agência da difusão cultural como um resultante oficial de certa performatividade dos fatores de cultura nacionais e da sua consequente autorepresentação pela chancelaria de Estado exteriormente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-04-08T18:28:04Z No. of bitstreams: 1 FelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdf: 968441 bytes, checksum: da2dab1de282182827ebfb6746eb1e67 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Humanidades, Negócios e Direitopt_BR
dc.publisher.programRelações Internacionais (Graduação)pt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDifusão culturalpt_BR
dc.subjectDiplomacia culturalpt_BR
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.titleO lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
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