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Type: Artigo
Title: A internacionalização dos cafés especiais: uma análise a partir das estratégias de marketing internacional (2010-2016)
Author(s): Silva, Lívia Camila Rodrigues da
First Advisor: Cunha, Camilla Sara Gonçalves
Summary: Este estudo aborda a internacionalização do ramo de cafés especiais a partir de uma análise com base nas ferramentas e conceitos do marketing internacional. Assim sendo, este se propõe a responder como as estratégias propostas pelo marketing internacional influenciam na internacionalização dos cafés especiais. O presente estudo é motivado pela percepção de que o setor de cafés está conectado a balança comercial e ao contexto histórico do comércio internacional brasileiro. Entretanto este setor do agronegócio se reinventou, se posicionando internacionalmente através de uma estratégia distinta e diferenciada. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, descritiva de caráter qualitativo. Desta forma os cafés especiais se consolidaram no mercado internacional como um produto de alta qualidade, diferenciado e com respeito a sustentabilidade ambiental e socioeconômica, modificando o modelo de negócio na procura do estabelecimento de uma relação transparente entre o produtor e cliente. Conclui-se que em decorrência dos novos padrões internacionais, este ramo adotou uma estratégia para promover uma mudança na percepção global acerca do café, reconhecido por intermédio da virada para a sofisticação, qualidade e demais aspectos de diferenciação.
Abstract: This study approaches the internationalization of the specialty coffee from the analysis of a strategy based in the concepts of international marketing. From this, the present monography aims to answer how the strategy proposed by international marketing influence in the internationalization of specialty coffees. The present study is motivated by the perception that the coffee sector is connected to the balance of trade and to the historical context of Brazilian international trade. However, this agribusiness sector has reinvented itself, positioning itself internationally through a distinct and differentiated strategy. For the accomplishment of this study, the methodology of bibliographical research, descriptive of qualitative character was adopted. In this way, special coffees were consolidated in the international market as a high quality product, differentiated and with respect to environmental and socioeconomic sustainability, modifying the business model in order to establish a transparent relationship between producer and customer. It is concluded that the new international standards, this branch has adopted a strategy to promote a change in the global perception about coffee, recognized through the turn to sophistication, quality and other aspects of differentiation.
Keywords: Cafés especiais
Marketing internacional
Internacionalização
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: SILVA, Lívia Camila Rodrigues da. A internacionalização dos cafés especiais: uma análise a partir das estratégias de marketing internacional (2010-2016). 2017. 82 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11998
Document date: 2017
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