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Type: Monografia(Graduação)
Title: Análise do processo de internacionalização de empresas de negócios digitais: um estudo de caso da Netflix no Brasil
Author(s): Nascimento, Victor Lucas do
First Advisor: Cunha, Camilla Sara Gonçalves
Summary: A tecnologia e a Internet revolucionaram o comércio internacional, de modo a facilitar as negociações em âmbito global. Diante do novo cenário, globalizado e mundialmente conectado, percebe-se o surgimento de empresas que seguem caminhos diferentes às empresas tradicionais e ao desenvolver e distribuir produtos digitais internacionalmente, conseguem atingir sucesso e êxito no mercado global de maneira rápida e eficiente. É nesse contexto que se insere o desenvolvimento deste estudo, que tem como foco principal analisar o processo de internacionalização de empresas que atuam com negócios e produtos digitais e compreender o que as difere de uma empresa tradicional, a partir do estudo de caso da empresa Netflix. A fim de identificar e caracterizar essas diferenças, o referencial teórico abrangeu a teoria de internacionalização de empresas, da vertente comportamental – modelo de Uppsala – e os estudos sobre o fenômeno Born Global. Por conseguinte, o trabalho realizou levantamento bibliográfico para conceituar e entender o comportamento dos negócios digitais. Para alcançar os objetivos estipulados, foi empregado o método da pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, que explorou o tema em profundidade. Para complementar a pesquisa, foi realizada, também, a coleta de dados secundários, com a aplicação de um questionário que resultou em 2861 respondentes entre clientes e não clientes da empresa Netflix. Por fim, como resultados, o estudo comprovou que empresas que atuam em negócios de produtos e serviços digitais tendem a ser internacionalizar de forma acelerada e pontual, como as Born Globals e têm na tecnologia e Internet, o principal motor para inserção internacional, como mostrou o caso Netflix. Além disso, a análise concluiu que as estratégias de internacionalização de produtos digitais estão alinhadas ao mercado e consumidor-alvo, de modo a aproveitar as oportunidades, tendo a inovação, logística e conhecimento ao seu favor.
Abstract: Technology and Internet have revolutionized international trade to facilitate negotiations worldwide. Facing the new scenario, globalized and globally connected, one can see the emergence of companies that follow different paths to traditional companies and when developing and distributing digital products internationally, they achieve high leves of success in the global marketplace quickly and efficiently. It is in this context that the development of this study is inserted, whose main focus is to analyze the process of internationalization of companies that deal with digital products and businesses and to understand what differs them from a traditional company, from the case study of the company Netflix. In order to identify and characterize these differences, the theoretical framework included the theory of internationalization of companies, of the behavioral aspect - model of Uppsala - and the studies on the Born Global phenomenon. Therefore, the work carried out a bibliographical survey to conceptualize and understand the behavior of digital business. To achieve the stipulated objectives, the qualitative descriptive research method was used, which explored the subject in depth. In addition to the research, the collection of secondary data was also performed, with the application of a questionnaire that resulted in 2861 respondents between clients and noncustomers of Netflix. Finally, as a result, the study showed that companies that operate digital products and services tend to be globalized in an accelerated and timely manner, such as the Born Globals and have in technology and Internet the main engine for international insertion, as shown the Netflix case. In addition, the analysis concluded that the strategies of internationalization of digital products are aligned with the target market and consumer, so as to seize the opportunities, having innovation, logistics and knowledge in their favor.
Keywords: Internacionalização
Negócios digitais
Tecnologia
Internet
Netflix
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: NASCIMENTO, Victor Lucas do. Análise do processo de internacionalização de empresas de negócios digitais: um estudo de caso da Netflix no Brasil. 2017. 102 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12056
Document date: 2017
Appears in Collections:Relações Internacionais (Graduação)

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