Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12140
metadata.dc.type: Artigo
Title: Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, comportamental, social e da linguagem de crianças, em idade escolar, anteriormente submetidas a follow-up durante o primeiro ano de vida
metadata.dc.creator: Lorenzo, Cristiane Maduro de
Lemos, Ludmila Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Maria Beatriz Silva e
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo é uma análise descritiva transversal de uma coorte de 53 pacientes acompanhados em follow-up durante os primeiros 18 meses de idade corrigida. Da população de 53 crianças do estudo de Borges (2002) foram contactadas 20 crianças com idade média de 8 anos. Foi utilizado o “Roteiro de Entrevista com as Mães” para analisar o desenvolvimento neuropsicomotor, da fala e da linguagem, história escolar, concepções e práticas educativas da família, características de comportamento, relacionamentos interpessoais e padrão de interação mãe-criança. Das crianças avaliadas pelo AIMS, que aos 18 meses apresentaram escore baixo (percentil < 50), foi observado que, atualmente, 62,5% apresentam um desenvolvimento normal, enquanto que 37,5% mostram ainda algum atraso. Os resultados sugerem que apesar das crianças prematuras e com muito baixo peso enfrentarem condições de nascimento adversas e dificuldades iniciais no seu desenvolvimento, não tiveram comprometimento significativo no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Abstract: The present study is about a transversal descriptive analysis of a sample of 53 pacients submited with follow-up system during their first 18 months of correct age. From the total of 53 children of the Borges Study (2002), 20 of them, in the medium age of 8 years old, were contacted. The Mothers Interview Form was used with the purpose of make an analysis of the neuropsicomotor development, speech and the language development, the school history, conceptions and educational practices of the family, behavior characteristics, interpersonal relationships and the kind of interaction between mother and child. Of the children evaluated for the AIMS to the 18 months that had presented it props up low (percentile < 50) was observed that 62.5% present, currently, a normal development, whereas 37.5% still show some delay. The results shows that although the low weight and premature children need to face adverse conditions and initial difficulties in their development, they had not significant compromitment in their learning and development process.
Keywords: Prematuridade
Rendimento escolar
Comportamento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Saúde e Medicina
metadata.dc.publisher.program: Fisioterapia (Graduação)
Citation: LORENZO, Cristiane Maduro de; LEMOS, Ludmila Rocha. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, comportamental, social e da linguagem de crianças, em idade escolar, anteriormente submetidas a follow-up durante o primeiro ano de vida. 2007. 24 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12140
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Fisioterapia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CristianeMadurodeLorenzoTCCGraduacao2007.pdfArtigo370.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.