Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12144
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Avaliação das notas do teste de Apgar em crianças com paralisia cerebral atendidas no hospital da Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.creator: Silva, Fabiana Nunes Carvalho da
Santos, Marina Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Maria Beatriz Silva e
metadata.dc.description.resumo: Verificar a prevalência de Paralisia Cerebral e estabelecer sua relação com a nota de Apgar apresentada pelas crianças selecionadas ( todas as crianças atendidas na área de Fisioterapia no HUCB, com Paralisia Cerebral e notas de Apgar no prontuário). Analisar se o teste de Apgar é preditivo para o diagnóstico de alterações neurológicas, tal como correlacionar as notas de Apgar com o quadro neurológico apresentado. Metodologia A pesquisa consiste na seleção dos seguintes dados: sexo, diagnóstico, idade e índice de Apgar no 1º, 5º e 10º minutos de vida dos pacientes selecionados. Foi realizada uma correlação estatística entre os dados, avaliando a prevalência do quadro neurológico com o índice de Apgar. Resultados Os resultados demonstraram que o teste de Apgar não se correlaciona com anormalidades neurológicas. Mostra ainda que, na população estudada, o teste não é fidedigno para predizer anormalidades futuras do desenvolvimento. Conclusão Os dados encontrados no presente estudo mostram que as notas de Apgar não se correlacionam com o diagnóstico das crianças com PC atendidas na Hospital da Universidade Católica de Brasília (HUCB), sendo portanto um teste não fidedigno para predizer anormalidades futuras do desenvolvimento, na população estudada.
Keywords: Paralisia cerebral
Recém-nascido
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Saúde e Medicina
metadata.dc.publisher.program: Fisioterapia (Graduação)
Citation: SILVA, Fabiana Nunes Carvalho da; SANTOS, Marina Andrade. Avaliação das notas do teste de Apgar em crianças com paralisia cerebral atendidas no hospital da Universidade Católica de Brasília. 2007. 15 f. Monografia (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12144
Issue Date: May-2007
Appears in Collections:Fisioterapia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FabianaNunesCarvalhodaSilvaTCCGraduacao2007.pdfMonografia(Graduação)140.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.