Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12230
metadata.dc.type: Artigo
Title: O docente frente a identificação do abuso sexual em crianças da educação infantil: um estudo em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Marques, Larissa de Albuquerque Teixeira
Lima, Maria Clara Zunga Martins de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Maria da Conceição Batista da
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar as ações docentes diante da suspeita do abuso sexual sofrido por crianças integrantes da educação infantil, pertencentes a uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Ressalta-se a necessidade de identificar quais os principais indicadores apresentados por essas crianças, assim como, detectar os desafios do educador perante as situações de abuso sexual, elencando suas as ações em auxílio à essas crianças, trazendo uma reflexão sobre a temática. Destacamos, neste momento, a relevância de uma formação continuada como capacitação para os profissionais da educação, compreendendo a importância de uma conscientização para a questão. A escola é considerada uma das principais redes de proteção a crianças, mas para que ocorra a modificação deste cenário, é imprescindível que ela oriente e auxilie seus profissionais, os pais e/ou responsáveis, convivente ou não, e até mesmo as próprias crianças. Faz-se necessário terem um olhar mais apurado frente a este problema social, numa tentativa de complementar e fortalecer o cuidado e o auxílio total das crianças, vítimas desta violência, conhecida como abuso sexual.
Keywords: Abuso sexual
Violência escolar
Professores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: MARQUES, Larissa de Albuquerque Teixeira; LIMA, Maria Clara Zunga Martins de. O docente frente a identificação do abuso sexual em crianças da educação infantil: um estudo em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2018. 28 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) -Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12230
Issue Date: 26-Nov-2018
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LarissadeAlbuquerqueTeixeiraMarquesTCCGraduacao2018.pdfArtigo818.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.