Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12236
metadata.dc.type: Artigo
Title: Um estudo sobre os desafios da adoção da proposta didática de alfabetização pós-construtivista do GEEMPA em escolas públicas do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Santos, Milena Ferreira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Chris Alves da
metadata.dc.description.resumo: Desde 1983 é aplicada no Brasil uma proposta didático-pedagógica Pós-construtivista de alfabetização que apresenta reversão dos índices de aproveitamento escolar de 30 para 90%. Apesar disso, os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016 revelam que 54,73% dos estudantes pesquisados, com idade acima de 8 anos, encontram-se em níveis insuficientes de leitura. Nesse sentido, observa-se que o país vem apresentando, ao longo dos anos, um cenário estagnado na área da alfabetização apesar de todos os “pactos pela alfabetização”, debates, congressos, discussões e políticas públicas voltadas para a área. Por outro lado, os alfabetizadores têm a sua disposição uma proposta didático-pedagógica de alfabetização inovadora e efetiva, aplicada pelo GEEMPA há mais de 30 anos e que tem apresentado resultados reais conforme longa lista de publicações que vem sendo realizadas desde a primeira turma experimental em 83. Assim, a grande questão que este estudo investiga é: quais são as dificuldades encontradas pelos professores alfabetizadores geempianos de escolas públicas do Distrito Federal para a utilização dessa proposta comprovadamente eficaz em suas classes de alfabetização? Para responder essa pergunta foram entrevistadas seis alfabetizadoras e se utilizou o método analítico conhecido como Análise de Conteúdo que revelou, a partir dos dados coletados, que os desafios encontrados para a oferta de uma alfabetização de qualidade no Distrito Federal são bem maiores do que se imagina.
Keywords: Alfabetização
Pós-construtivismo
Proposta didática
GEEMPA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SANTOS, Milena Ferreira dos. Um estudo sobre os desafios da adoção da proposta didática de alfabetização pós-construtivista do GEEMPA em escolas públicas do Distrito Federal. 2018. 59 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12236
Issue Date: 27-Nov-2018
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MilenaFerreiradosSantosTCCGraduacao2018.pdfArtigo970.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.