Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12246
metadata.dc.type: Artigo
Title: Apraxia da fala: estudo de caso com uma criança nos anos iniciais
metadata.dc.creator: Moraes, Aline de Castro
Amorim, Priscila Rodrigues Galdino de
Prazeres, Ruane Medeiros dos
metadata.dc.contributor.advisor1: França, Carla Cristie de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta um estudo de caso sobre uma criança com apraxia da fala. O intuito é de analisar os desafios no processo de aprendizagem e o desenvolvimento de crianças com apraxia da fala a partir da prática docente, em uma instituição privada do Distrito Federal. O estudo tem como objetivo identificar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de uma criança com apraxia da fala nos anos iniciais. Para tanto, foram realizadas entrevistas com a mãe e duas professoras, baseadas em questões desde o momento do diagnóstico à trajetória escolar. Utilizando-se da metodologia qualitativa, foram realizadas as respectivas categorizações e análises que suscitaram três importantes eixos: a aprendizagem, afetividade e formação. Constatou-se a relevância da participação da família, na didática do professor ao adaptar métodos que se encaixem no processo de ensino e aprendizagem de crianças especiais.
Abstract: This article presents a case study about the child with apraxia of speech, with the intention of realizing a process of learning and the development of children with the practice speech in a private school of the Federal District. It aims to start the process of teaching learning of a child with apraxia of speech in the early years. For that, two teachers were approached with a mother, based on diagnostic issues of the school layout. After a data analysis, the results were important: a learning, affectivity and training. It was verified the date of the family participation in the didactics of the teacher instead of maturing in the process of teaching and learning of special children.
Keywords: Apraxia da fala
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: MORAIS, Aline de Castro; AMORIM, Priscila Rodrigues Galdino de; PRAZERES, Ruane Medeiros dos. Apraxia da fala: estudo de caso com uma criança nos anos iniciais. 2019. 26 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12246
Issue Date: 19-Jun-2019
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlinedeCastroMoraesTCCGraduacao2019.pdfArtigo934.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.