Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12248
metadata.dc.type: Artigo
Title: A contação de história e sua contribuição no processo de alfabetização e letramento na aprendizagem dos estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: Gabriel, Ana Paula
Santos, Jaquelyne de Souza dos
Santos, Jéssica Marques dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Bernadete Moreira Passanha
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como tema a contação de história como instrumento facilitador para a alfabetização e letramento das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. O presente trabalho tem o propósito de delinear os pressupostos teóricos que sustentam essa discussão e investigar como as estratégias utilizadas pelo professor durante a contação de história podem favorecer o aprendizado dos estudantes. Em relação à escolha metodológica, optou-se por uma investigação de abordagem qualitativa, com o uso do questionário como instrumento de pesquisa. Foram entrevistadas cinco professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, localizada no Distrito Federal. A análise dos dados foi realizada por meio da apreciação do conteúdo das respostas, onde foi possível constatar que a contação de história está diretamente relacionada ao prazer que sentimos ao ouvi-las, incentivando o aprendizado na fase da alfabetização. As diferentes estratégias utilizadas pelos professores propiciam situações desafiadoras, assim como fortalecem vínculos sociais, educativos e afetivos possibilitando a estimulação do imaginário da criança. Esse contato com a contação de histórias promove um entendimento de como a criança reage ao receber os estímulos contidos na diversidade das narrativas, que ao serem contadas transportam os ouvintes para o mundo da imaginação e essas ferramentas facilitam o processo de ensino dos alunos.
Abstract: This research has the theme of storytelling as a facilitator for the literacy and learning for the children of the first year of elementary school. In order to mention this theme, the research proposed to outline the theoretical assumptions that support the discussion and to investigate how the strategies used by the teacher during the storytelling can favor the literacy and learning of the students. Regarding the methodological choice for the constitution of this work, a qualitative research was chosen, using the questionnaire as a research tool. The research subjects were five first year teachers of the Elementary School of a private school, located in the Federal District. The analysis of the data was made through the appreciation of the content of the answers, from which it was possible to verify that the storytelling is directly related to the pleasure we feel when listening to them, encouraging the learning in the literacy phase. The different strategies used by the teachers provide challenging situations, as well as strengthen social, educational and affective bonds, allowing the stimulation of the child's imagination, promoting an understanding of how the child reacts by receiving the stimuli contained in the diversity of stories that, when counted, carry listeners to the world of imagination and these tools facilitate the student teaching and learning process.
Keywords: Contação de história
Alfabetização
Ensinar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: GABRIEL, Ana Paula; SANTOS, Jaquelyne de Souza dos; SANTOS, Jéssica Marques dos. A contação de história e sua contribuição no processo de alfabetização e letramento na aprendizagem dos estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental. 2019. 24 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12248
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaPaulaGabrielTCCGraduacao2019.pdfArtigo797.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.