Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12249
metadata.dc.type: Artigo
Title: As implicações do estágio supervisionado na formação e atuação do pedagogo: em estudo em uma instituição privada de Ensino Superior no Distrito Federal
metadata.dc.creator: Cruz, Andreia Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, José Ivaldo Araújo de
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta as implicações do estágio supervisionado na formação e atuação do pedagogo, sendo realizado m estudo em uma instituição privada de ensino superior (IES) no Distrito Federal (DF), com o intuito de trazer algumas reflexões sobre a importância do estágio na formação do pedagogo, bem como em sua atuação. O estudo teve como base leituras de autores como: Fávero (1992), Gatti (1997), Gomes (2009), Pimenta e Lima (2004), entre outros, que contribuíram com suas teorias para essa elaboração. Apresenta como objetivo geral investigar a relevância do estágio supervisionado para a formação docente de graduandas em Pedagogia de uma IES privada do DF. Enquanto objetivos específicos, o estudo buscou pesquisar junto às docentes e graduandas a influência do estágio para a formação de futuros professores, averiguar dificuldades que os futuros educadores encontram ao atuar em ambiente de estágio, e analisar as expectativas dos estudantes em relação ao estágio supervisionado e suas sugestões. Optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas realizadas com pedagogas e graduandas do Curso de Pedagogia da IES escolhida, utilizando-se a análise de conteúdo para sua interpretação. Os resultados apontam que de fato o estágio supervisionado é essencial na formação do pedagogo, contribuindo na promoção da autoconfiança para a sua atuação em sala de aula. A união da teoria e da prática leva o estudante a reflexões diárias que visam a transformação da realidade vivenciada.
Keywords: Estágio supervisionado
Formação de professores
Teoria e prática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: CRUZ, Andreia Ferreira da. As implicações do estágio supervisionado na formação e atuação do pedagogo: em estudo em uma instituição privada de Ensino Superior no Distrito Federal. 2019. 35 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12249
Issue Date: 13-Jun-2019
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndreiaFerreiradaCruzTCCGraduacao2019.pdfArtigo883.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.