Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucena, José Ivaldo Araújo de-
dc.creatorCruz, Andreia Ferreira da-
dc.date.accessioned2019-07-23T20:26:11Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-07-23T20:26:11Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.identifier.citationCRUZ, Andreia Ferreira da. As implicações do estágio supervisionado na formação e atuação do pedagogo: em estudo em uma instituição privada de Ensino Superior no Distrito Federal. 2019. 35 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12249-
dc.description.resumoEste artigo apresenta as implicações do estágio supervisionado na formação e atuação do pedagogo, sendo realizado m estudo em uma instituição privada de ensino superior (IES) no Distrito Federal (DF), com o intuito de trazer algumas reflexões sobre a importância do estágio na formação do pedagogo, bem como em sua atuação. O estudo teve como base leituras de autores como: Fávero (1992), Gatti (1997), Gomes (2009), Pimenta e Lima (2004), entre outros, que contribuíram com suas teorias para essa elaboração. Apresenta como objetivo geral investigar a relevância do estágio supervisionado para a formação docente de graduandas em Pedagogia de uma IES privada do DF. Enquanto objetivos específicos, o estudo buscou pesquisar junto às docentes e graduandas a influência do estágio para a formação de futuros professores, averiguar dificuldades que os futuros educadores encontram ao atuar em ambiente de estágio, e analisar as expectativas dos estudantes em relação ao estágio supervisionado e suas sugestões. Optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas realizadas com pedagogas e graduandas do Curso de Pedagogia da IES escolhida, utilizando-se a análise de conteúdo para sua interpretação. Os resultados apontam que de fato o estágio supervisionado é essencial na formação do pedagogo, contribuindo na promoção da autoconfiança para a sua atuação em sala de aula. A união da teoria e da prática leva o estudante a reflexões diárias que visam a transformação da realidade vivenciada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2019-07-22T18:05:34Z No. of bitstreams: 1 AndreiaFerreiradaCruzTCCGraduacao2019.pdf: 904278 bytes, checksum: f32ca02edb11b5f08c504bc03ee49489 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-07-23T20:26:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AndreiaFerreiradaCruzTCCGraduacao2019.pdf: 904278 bytes, checksum: f32ca02edb11b5f08c504bc03ee49489 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-23T20:26:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreiaFerreiradaCruzTCCGraduacao2019.pdf: 904278 bytes, checksum: f32ca02edb11b5f08c504bc03ee49489 (MD5) Previous issue date: 2019-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPedagogia (Graduação)pt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeoria e práticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs implicações do estágio supervisionado na formação e atuação do pedagogo: em estudo em uma instituição privada de Ensino Superior no Distrito Federalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndreiaFerreiradaCruzTCCGraduacao2019.pdfArtigo883.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.