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metadata.dc.type: Artigo
Title: O processo de inclusão de estudantes com autismo em uma escola pública do Distrito Federal: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Soares, Bianca Barboza
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Valícia Ferreira
metadata.dc.description.resumo: As inclusões social e educacional são indispensáveis na vida de toda criança, no entanto, quando o tema é autismo, o assunto toma proporções mais delicadas. Isso é em decorrência das exigências de um processo longo, considerando que a educação das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para alcançar uma inclusão de qualidade, deve ser trabalhada em mínimos detalhes, o que exige uma parceria entre a família e a escola. Este artigo se destina à linha da educação inclusiva, na vertente de estudantes com TEA, considerando os desafios enfrentados pelos docentes, diante da observação da realidade de como ocorre a inclusão de estudantes autistas, em uma escola pública do Distrito Federal. Este artigo apresenta aspectos teóricos e relevantes sobre as concepções do autismo, sobre a formação de professores e sobre os respectivos normativos legais que amparam e asseguram o direito das crianças com TEA à inclusão na Educação Básica. Para a realização desta pesquisa e da coleta dos dados, foram realizadas revisões bibliográficas e aplicação de roteiros de observação e de questionários a dois pais de estudantes com TEA e a dois professores de uma escola pública de uma cidade satélite do Distrito Federal, com o objetivo de investigar o processo de inclusão dos estudantes com TEA. Os resultados mostraram que a escola se denomina inclusiva, possui uma turma que há duas crianças diagnosticadas com o Transtorno e que há acompanhamento de um professor e de um educador social, os quais desenvolvem as atividades, porém existe pouco contato com os estudantes das outras turmas. Na percepção de um dos pais, esse processo poderia ser mais inclusivo. Espera-se que este estudo possa contribuir em uma formação mais inclusiva dos futuros profissionais que atuaram no desenvolvimento e no aprendizado dos estudantes com TEA.
Abstract: Social and educational inclusions are indispensable in every child's life, however, when dealing with autism, the subject turns out to be even more delicate. This is due to the demands of a long process, considering that the education of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), in order to be satisfactorily inclusive, should be worked out in the smallest detail, which requires a partnership between the family and the school, it considers the challenges faced by these teachers. A good inclusion requires support from all parties, both in the school environment and in the family environment, because the development and learning of children with the Disorder shall be harmed without this assistance package. This article presents theoretical and relevant aspects about the conceptions of autism, about teacher education and about the respective legal norms that support and ensure the right of children with ASD to inclusion in Basic Education. In order to carry out this research and the data collection, and with the goal to investigate the process of inclusion of students with ASD, I have realized bibliographic reviews and delivered application of observation scripts and questionnaires to two parents of students with ASD and two teachers from a public school in a satellite city of the Federal District. The results showed that the school presents itself as inclusive, it has a class that has two children with the Disorder and that there are a teacher and a social educator responsible for them, who develop the activities, but there is little contact with the students in the other classes. In the perception of one parent, this process could be more inclusive. This study, I hope, may contribute to a more inclusive training of future professionals who have worked in the development and learning of students with ASD.
Keywords: Inclusão escolar
Autismo
Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SOARES, Bianca Barboza. O processo de inclusão de estudantes com autismo em uma escola pública do Distrito Federal: um estudo de caso. 2019. 32 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12250
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

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