Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucena, José Ivaldo Araújo de-
dc.creatorFarias, Carolyne Esthefanny Martins-
dc.creatorMorais, Fernanda Valeriano de-
dc.date.accessioned2019-07-23T20:40:35Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-07-23T20:40:35Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.citationFARIAS, Carolyne Esthefanny Martins; MORAIS, Fernanda Valeriano de. A atuação do pedagogo em espaços não escolares: um estudo em três organizações do Distrito Federal. 2019. 23 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12251-
dc.description.resumoNa pesquisa em questão, as autoras trazem a necessidade de valorizar as diversas áreas de atuação do pedagogo e suas implicações, em especifico, no espaço organizacional. Mesmo sendo uma área de atuação recente para pedagogos é de suma importância tanto para a categoria profissional quanto para o desenvolvimento das empresas, dos funcionários e para o público que utiliza os serviços que são oferecidos. Neste contexto, o estudo tem por objetivo investigar a atuação do pedagogo em organizações do Distrito Federal (DF), observando a atuação do mesmo nesse espaço e analisando as contribuições de seus conhecimentos para o desenvolvimento corporativo. Esta segue o método qualitativo, a partir da análise de conteúdo; a coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários semiestruturados e uma entrevista para a coleta de dados, realizadas com três pedagogas, sendo que duas atuam em instituições públicas e uma em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Como fundamentação teórica, são utilizadas as concepções de Libâneo (2001), Ribeiro (2010), Trevisan e Lameira (2003), entre outros, além de legislações em relação à formação e do próprio Curso de Pedagogia. A partir desta, se fez mais evidente a atuação do pedagogo organizacional no tocante à percepção do mesmo com relação a sua participação nesse âmbito e a importância de realizarem-se mais estudos relacionados ao tema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2019-07-22T19:40:32Z No. of bitstreams: 1 CarolyneE.MartinsFariasTCCGraduacao2019.pdf: 427007 bytes, checksum: 7b663222f57e240ddace3fd373850e1a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-07-23T20:40:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CarolyneE.MartinsFariasTCCGraduacao2019.pdf: 427007 bytes, checksum: 7b663222f57e240ddace3fd373850e1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-23T20:40:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CarolyneE.MartinsFariasTCCGraduacao2019.pdf: 427007 bytes, checksum: 7b663222f57e240ddace3fd373850e1a (MD5) Previous issue date: 2019-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPedagogia (Graduação)pt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectAmbientes não escolarespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA atuação do pedagogo em espaços não escolares: um estudo em três organizações do Distrito Federalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CarolyneE.MartinsFariasTCCGraduacao2019.pdfArtigo417 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.