Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12252
metadata.dc.type: Artigo
Title: A correção docente na perspectiva de construção da aprendizagem nos anos iniciais: um estudo em uma escola pública do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Brito, Conceição de Maria Sousa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Vanildes Gonçalves dos
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a forma de correção das atividades pedagógicas, por parte dos educadores nos anos iniciais de uma escola pública do Distrito Federal, a fim de identificar como a forma de correção pode influenciar na aprendizagem do aluno. Para a realização desta pesquisa utilizamos um embasamento teórico, constituído de uma fonte de informações, com dados organizados e analisados da atualidade. A bibliografia se posicionou sobre o conceito de ensino e aprendizagem, refletindo o contexto escolar, confrontando-se com as concepções de cobranças inadequadas por parte de alguns professores. O ato de ensinar não é um processo fácil, no entanto faz-se necessário que discentes possam ter uma boa aprendizagem e que esta seja significativa para o aprendizado do aluno. As formas de ensino são complexas, porém quando bem trabalhadas pelo docente, os alunos são motivados a prosseguir em sua formação. Os autores estudados conceituam o ato de ensinar como uma relação entre o que um professor faz e a aprendizagem de um aluno, ou seja, ensinar está intrinsecamente ligado ao aprender. A metodologia utilizada foi qualitativa, através de observação participante e entrevistas com docentes na escola pesquisada. Os resultados da mesma favorecem um ponto de vista sobre a forma de como tem se dado a correção na sala de aula e seus impactos na aprendizagem.
Keywords: Educação pública
Aprendizagem
Docência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: BRITO, Conceição de Maria Sousa da Silva. A correção docente na perspectiva de construção da aprendizagem nos anos iniciais: um estudo em uma escola pública do Distrito Federal. 2019. 23 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12252
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConceiçãodeMariaSousadaSilvaBritoTCCGraduacao2019.pdfArtigo492.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.