Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12264
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização nos anos iniciais de uma escola pública do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Rodrigues, Evelyn Tuane Marques
Fujita, Luciene Pereira Alves
Amorim, Sabrina Calassio De
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo relatar as principais dificuldades dos estudantes no processo da construção da leitura e escrita na alfabetização, presentes nos anos iniciais, em uma escola do Distrito Federal e as estratégias utilizadas pelas professoras para superá-las. Para tanto, esta investigação trouxe para campo de discussão as principais características e causas das dificuldades de aprendizagem, que, segundo José e Coelho (1996), estão relacionadas a fatores orgânicos, psicológicos, pedagógicos e socioculturais. A metodologia aplicada, de focos exploratório e qualitativo, iniciou-se pela pesquisa bibliográfica, seguida pelo uso de um questionário com perguntas abertas aplicado a quatro professoras de anos iniciais de uma escola pública do Distrito Federal. Após análise dos resultados, constatou-se que as dificuldades de aprendizagem encontradas na escola são de ordem orgânicas, pedagógicas e socioculturais e que os professores utilizam estratégias diferenciadas, com base nas experiências que possuem, como jogos, brincadeiras, músicas e leituras, para trabalhar as dificuldades apresentadas, auxiliando no desenvolvimento dos alunos.
Abstract: The present article aims to report the main difficulties faced by students in the process of constructing reading and writing in literacy, present in the initial years, in a school in the Federal District, and the strategies used by the teachers to overcome them. In order to do so, the present study brought to the field of discussion the main characteristics and causes of learning difficulties, which according to José and Coelho (1996), are related to organic, psychological, pedagogic and sociocultural factors. The applied methodology, with an exploratory and qualitative focus, was initiated by the bibliographic research, followed by the use of a questionnaire with open questions applied to four teachers of initial years of a public school in the Federal District. After analysing the results, it was found that the learning difficulties found in the school are organic, pedagogic and sociocultural, and that teachers use different strategies, based on their experiences, such as games, music, readings, among others, to work on the difficulties presented, helping the development of students.
Keywords: Alfabetização
Aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: RODRIGUES, Evelyn Tuane Marques; FUJITA, Luciene Pereira Alves; AMORIM, Sabrina Calassio de. Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização nos anos iniciais de uma escola pública do Distrito Federal. 2019. 28 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12264
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EvelynTuaneMarquesRodriguesTCCGraduacao2019.pdfMonografia926.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.