Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12267
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Um olhar sobre a pedagogia Waldorf na educação infantil e seus desafios |
metadata.dc.creator: | Andrade, Flávia Ferreira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cordeiro, Bernadete M. P. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa realizada com objetivo de compreender os desafios na educação infantil no ensino da Pedagogia Waldorf. A Pedagogia Waldorf é desenvolvida a partir de uma visão holística do ser humano, sua proposta educacional fundamenta-se na Antroposofia. Por trazer uma abordagem diferenciada do tradicional, apesar das suas contribuições, a Pedagogia Waldorf é pouco divulgada nos cursos de formação. Na pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa, de caráter exploratório através de coleta de dados na forma de entrevistas estruturadas com professores da escola na cidade da Asa Norte-DF. Para buscar alcançar seu desdobramento, a pesquisa foi desenvolvida a partir dos seguintes indicadores de qualidade da educação infantil, no contexto da Pedagogia Waldorf: os procedimentos metodológicos, os ambientes e as interações/relações, os quais serviram também para análise dos resultados. Evidenciou-se que os desafios para os docentes servem como propulsor nesse ensino. |
Abstract: | The present article aims to present the results of the research carried out with the objectives of a child education in the teaching of Waldorf Pedagogy. The Waldorf Pedagogy is developed from a holistic view of the human being, its educational proposal is based on Anthroposophy. Through a differentiated approach to the traditional, despite its contributions, the Waldorf Pedagogy is little publicized in the training courses. In the research was a qualitative methodology, of an exploratory character through data collection in the form of structured attendance of the school in the city of Asa Norte-DF. In order to seek its development, the date was updated and follows the quality indicators of early childhood education, in the context of Waldorf Pedagogy: methodological procedures, environments and interactions / relationships, which also served to analyze the results. It has been shown that the challenges for teachers are as a driver in teaching. |
Keywords: | Pedagogia Waldorf Educação infantil Antroposofia |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Pedagogia (Graduação) |
Citation: | ANDRADE, Flávia Ferreira de. Um olhar sobre a pedagogia Waldorf na educação infantil e seus desafios. 2019. 33 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12267 |
Issue Date: | 13-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FláviaFerreiradeAndradeTCCGraduacao2019.pdf | Artigo | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.