Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12269
metadata.dc.type: Artigo
Title: Percepções de professoras e psicopedagogas sobre o aprendizado de crianças com Síndrome de Irlen em escolas públicas do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Azevedo, Islena Raíssa Leite de
Mesquita, Julyanne Jeise
Nicácio, Nathálya Campos
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Valícia Ferreira
metadata.dc.description.resumo: O artigo a ser apresentado destaca como tema central a Síndrome de Irlen relacionada aos aspectos educacionais e sociais, tendo como objetivo compreender e relacionar as percepções de psicopedagogas e professoras. A Síndrome de Irlen caracteriza-se como um distúrbio neuroperceptual que afeta a interpretação do cérebro ao receber imagens, principalmente quando há grande exposição ao espectro de luz. A metodologia empregada foi uma revisão bibliográfica juntamente com uma pesquisa de campo qualitativa, no qual foi aplicado um questionário a duas psicopedagogas e entrevista a duas pedagogas de escolas públicas do Distrito Federal. Os dados mais relevantes da pesquisa revelaram que o pedagogo, durante sua graduação, não possui contato com síndromes recentemente descobertas, como é o caso da S.I. Contudo, as professoras em questão, apesar do conhecimento superficial sobre a síndrome, demonstram interesse em adaptar suas práticas, para melhor atender as necessidades do educando. Nesse aspecto, de acordo com elas, encontra-se a necessidade de uma maior interação entre professores e profissionais da psicopedagogia. Desta forma, eles poderiam contribuir no trabalho do professor para com seu educando. Considera-se importante o desenvolvimento de mais pesquisas sobre a S.I. e a sua relação no processo de ensino aprendizagem, visto que houve dificuldade na obtenção de material teórico para argumentar e comparar os dados dessa pesquisa.
Abstract: The central theme of the following article is the Irlen Syndrome related to social and educational aspects, and it aims to comprehend and relate teachers’ and psychopedagogists’perceptions. The Irlen syndrome is characterized by a neuro perceptual disorder which affects the interpretation of the brain when receiving images, especially through long exposure to the light spectrum. The methodology used was a bibligraphic review together with a qualitative field research, in which two psychopedagogists answered a questionnaire and two teachers, who work in public school of Distrito Federal, were interviewed about the topic. The most relevant data of this research revealed that undergraduate students of Pedagogy do not have contact with most recently discovered syndromes, such as th I.S. However, despite having a superficial knowledge about this disorder, the mentioned teachers show great interest in adapting their teaching parctice in order to better meet their learners needs. In this regard, accroding to them, there is an urge that there is more interaction among teachers and psychopedagogy professional. Thus, they could give considerable contributions to the work of teachers and their students. In addition, its considered important to develop other studies about the I.S. and its relation with the teaching-learning process, since there were difficulties in obtaining theoretical material to unfold and compare the data of this research.
Keywords: Síndrome de Irlen
Profissionais da educação
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: AZEVEDO, Islena Raíssa Leite de; MESQUITA, Julyanne Jeise; NICÁCIO, Nathálya Campos. Percepções de professoras e psicopedagogas sobre o aprendizado de crianças com Síndrome de Irlen em escolas públicas do Distrito Federal. 2019. 29 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12269
Issue Date: 13-Jun-2019
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IslenaRaíssaLeitedeAzevedoTCCGraduacao2019.pdfArtigo1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.