Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12270
metadata.dc.type: Artigo
Title: A robótica no contexto escolar: práticas e desafios
metadata.dc.creator: Matos, Ivina dos Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha
metadata.dc.description.resumo: A robótica é uma área de conhecimento que tem ganhado cada vez mais espaço no âmbito educacional, considerando que enfoca no desenvolvimento e na programação de robôs, utilizando materiais didáticos para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Posto isto, o presente artigo apresenta a abordagem da robótica no contexto escolar, visando investigar as suas contribuições para o letramento científico e tecnológico dos estudantes na educação básica, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O percurso metodológico concretizou-se por meio de pesquisa de campo, aliada à entrevista com uma especialista no campo das tecnologias, além da aplicação de um questionário eletrônico destinado aos docentes de robótica. Nesse caminho, identificou-se que, geralmente, a robótica é aplicada como atividade extracurricular, por não estar contemplada, de forma sistematizada, no currículo escolar brasileiro. Ademais, pela robótica educacional, é possível vislumbrar uma perspectiva interdisciplinar para superar o conhecimento abstrato e interagir com outras áreas de conhecimento, que podem convergir para ampliar a visão de mundo, motivar os educandos e, sobretudo, contextualizar a função social da ciência.
Abstract: Robotics is an area of knowledge that has gained more space in the educational field, considering that it focuses on the development and programming of robots, using didactic materials to favor the teaching and learning process. Thus, the present article presents the robotics approach in the school context, aiming to investigate its contributions to the scientific and technological literacy of students in basic education, especially in the early years of Elementary School. The methodological course was carried out through field research, together with the interview with a specialist in the field of technologies, as well as the application of an electronic questionnaire for robotics teachers. In this way, it was identified that, generally, the robotics is applied like extracurricular activity, since it is not contemplated, in a systematized form, in the Brazilian school curriculum. In addition, through educational robotics, it is possible to envisage an interdisciplinary perspective to overcome abstract knowledge and interact with other areas of knowledge, which can converge to broaden the world view, motivate learners and, above all, contextualize the social function of science.
Keywords: Robótica educacional
Ensino e aprendizagem
Contexto escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: MATOS, Ivina dos Santos de. A robótica no contexto escolar: práticas e desafios. 2019. 25 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12270
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IvinadosSantosdeMatosTCCGraduacao2019.pdfArtigo1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.