Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12271
metadata.dc.type: Artigo
Title: A relação professor-estudante e o processo ensino-aprendizagem: um estudo nos anos iniciais em uma escola pública do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Silva, Júlia Graziella Teixeira da
Silva, Raquel Cristine de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Vanildes Gonçalves dos
metadata.dc.description.resumo: A relação professor-estudante pode ser um forte contribuinte para uma aprendizagem significativa ou um obstáculo nesse processo ensino-aprendizagem. Acredita-se que a maneira como o professor se relaciona com os alunos em sala de aula poderá colaborar para a aproximação do estudante na construção do conhecimento ou criar barreiras com relação a essa mesma construção. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral investigar como a relação professor-estudante influencia no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa ocorreu em uma Escola Pública do Distrito Federal, sendo utilizada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com coleta de dados, na qual foi adotado o questionário em forma de perguntas abertas, com observação participante nas duas turmas de terceiro ano dos anos iniciais, roda de conversa e atividades lúdicas nas respectivas séries. Participaram do estudo dois docentes, regentes das duas turmas observadas e um grupo de alunos do terceiro ano dos anos iniciais. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Ao falar da relação professor-estudante, refere-se à essência de uma totalidade que perpassa as ações pedagógicas no âmbito escolar, visando o desenvolvimento do estudante e o processo de construção do conhecimento, advindo da aprendizagem.
Abstract: The teacher-student relationship can be a good contributor to meaningful learning or an obstacle in this teaching-learning process. It is believed that the way the teacher relates in the classroom can collaborate to approach the student in the construction of knowledge or create barriers relating to the same construction. In this context, this study aims to investigate how a teacher-student relationship influences the teaching-learning process. The research occurred in a Public School of Brazil’s Federal District, and it was used the qualitative research with an exploratory feature, with data collection in which one was employed the questionnaire. It was chosen in the form of open questions, with the participant observation of the grades, conversation circle, and ludic activities in the respective grades. Two teachers from elementary school and a group of third-year students participated in the study. The data were collected for content analysis. When talking about the teacher-student relationship, it refers to the essence of a totality that permeates pedagogical actions in the school environment, aiming the development of the student and the process of knowledge construction, coming out from learning.
Keywords: Relação professor-estudante
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SILVA, Júlia Graziella Teixeira da; SILVA, Raquel Cristine de Oliveira. A relação professor-estudante e o processo ensino-aprendizagem: um estudo nos anos iniciais em uma escola pública do Distrito Federal. 2019. 26 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12271
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JúliaGraziellaTeixeiradaSilvaTCCGraduacao2019.pdfArtigo793.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.