Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12286
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | O papel dos educadores na desconstrução do racismo em escolas públicas nos anos iniciais: um estudo feito em uma escola no Distrito Federal |
metadata.dc.creator: | Silva, Larissa Araújo da Soares, Nathalia Gomes Berberino, Sarah Farias |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Vanildes Gonçalves dos |
metadata.dc.description.resumo: | Hodiernamente têm-se discutido muito acerca do racismo presente no âmbito escolar, principalmente no que se refere a atuação do professor diante do problema apresentado. Por meio de um estudo teórico, esse artigo tem como objetivo geral problematizar de que modo o âmbito escolar pode contribuir na desconstrução do racismo a partir da prática docente, levando em consideração a aplicação da Lei nº. 10.639. Fundamentadas em autores de grande relevância para a temática como: Guimarães (1995), Munanga (2015), Gomes (2003), Luna (1968), Carneiro (2010), Boni (2008), Rocha (2007) dentre outros, constatamos a necessidade do enfrentamento ao racismo no ambiente escolar, uma vez que este interfere diretamente na aprendizagem de alunos afrodescendentes mesmo que de forma velada. Com o desejo de compreender como os educadores tem se posicionado em meio a esses conflitos e suas contribuições para superar a discriminação e racismo presente nas escolas, dando ênfase aos anos iniciais, consideramos que, ainda que haja restrições no ensino da temática supradita, para isso foi feito uma pesquisa por meio de uma coleta dedado, sendo utilizada a entrevista direta, que a partir de um questionário estruturado, com perguntas abertas sobre à existência do racismo na escola os professores expuseram seus conhecimentos e vivências a cerca da referida temática. |
Keywords: | Racismo Escolas públicas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Pedagogia (Graduação) |
Citation: | SILVA, Larissa Araújo da; SOARES, Nathalia Gomes; BERBERINO, Sarah Farias. O papel dos educadores na desconstrução do racismo em escolas públicas nos anos iniciais: um estudo feito em uma escola no Distrito Federal. 2019. 27 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12286 |
Issue Date: | 14-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LarissaAraujodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf | Artigo | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.