Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12286
metadata.dc.type: Artigo
Title: O papel dos educadores na desconstrução do racismo em escolas públicas nos anos iniciais: um estudo feito em uma escola no Distrito Federal
metadata.dc.creator: Silva, Larissa Araújo da
Soares, Nathalia Gomes
Berberino, Sarah Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Vanildes Gonçalves dos
metadata.dc.description.resumo: Hodiernamente têm-se discutido muito acerca do racismo presente no âmbito escolar, principalmente no que se refere a atuação do professor diante do problema apresentado. Por meio de um estudo teórico, esse artigo tem como objetivo geral problematizar de que modo o âmbito escolar pode contribuir na desconstrução do racismo a partir da prática docente, levando em consideração a aplicação da Lei nº. 10.639. Fundamentadas em autores de grande relevância para a temática como: Guimarães (1995), Munanga (2015), Gomes (2003), Luna (1968), Carneiro (2010), Boni (2008), Rocha (2007) dentre outros, constatamos a necessidade do enfrentamento ao racismo no ambiente escolar, uma vez que este interfere diretamente na aprendizagem de alunos afrodescendentes mesmo que de forma velada. Com o desejo de compreender como os educadores tem se posicionado em meio a esses conflitos e suas contribuições para superar a discriminação e racismo presente nas escolas, dando ênfase aos anos iniciais, consideramos que, ainda que haja restrições no ensino da temática supradita, para isso foi feito uma pesquisa por meio de uma coleta dedado, sendo utilizada a entrevista direta, que a partir de um questionário estruturado, com perguntas abertas sobre à existência do racismo na escola os professores expuseram seus conhecimentos e vivências a cerca da referida temática.
Keywords: Racismo
Escolas públicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SILVA, Larissa Araújo da; SOARES, Nathalia Gomes; BERBERINO, Sarah Farias. O papel dos educadores na desconstrução do racismo em escolas públicas nos anos iniciais: um estudo feito em uma escola no Distrito Federal. 2019. 27 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12286
Issue Date: 14-Jun-2019
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LarissaAraujodaSilvaTCCGraduacao2019.pdfArtigo1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.