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metadata.dc.type: Artigo
Title: A influência da afetividade no processo ensino e aprendizagem da educação infantil: um relato em uma escola pública do Distrito Federal
metadata.dc.creator: Lima, Larissa Lavoyer
Lima, Letícia Lavoyer
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Bernadete M. P.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como temática pesquisar se a afetividade influência no processo de Ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Analisando as relações entre o professor e o educando e quais contribuições essa relação trás para a aprendizagem da criança. Os objetivos da pesquisa foram identificar como a afetividade na Educação infantil contribui para o aprendizado da criança, também como obter a percepção dos professores a questão do afeto na relação professor e aluno e como a mesma pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem A metodologia da pesquisa fundamenta-se em aspectos qualitativos e apoiou-se na realização de observações feitas em duas turmas de Jardim II, com crianças de aproximadamente cinco anos de idade em uma escola pública de educação infantil de Brasília-DF. O roteiro da entrevista semiestruturada dirigido às educadoras da turma, teve como intuito verificar se esta relação afetiva entre professor e aluno, influencia no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados da pesquisa revelam que a afetividade contribui para o aprendizado da criança, uma vez que, a interação bem delineada com o educador acontece frequentemente e potencializa o desenvolvimento da criança. Todo ser humano precisa de limites, disciplina, amor e atenção para se constituir como pessoa e respeitar a si e aos outros.
Abstract: The present document has as its theme to investigate if affectivity influences the process of education and learning in Early Childhood Education. Analyzing the relationship between the teacher and the learner and what contributions this relationship brings to the child's learning. The objectives of the research were to identify how affectivity in children's education contributes to the child's learning, as well as how to obtain the teachers' perception of the issue of affection in the relation between teacher and student and how it can contribute to the teaching and learning process. The methodology of the research is based on qualitative aspects and was based on observations made in two classes of Jardim II, with children of approximately five years of age in a public elementary school in Brasília-DF. The script of an interview questionnaire directed to the educators of the class, aims to verify if this affective relationship between teacher and student, influences in the process of teaching and learning. The results of the research reveal that affectivity contributes to the child's learning, since the well-delineated interaction with the educator happens frequently and potentiates the development of the child. Every human needs limits, discipline, love and attention to be a person and respect himself and others.
Keywords: Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
Afetividade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: LIMA, Larissa Lavoyer; LIMA, Letícia Lavoyer. A influência da afetividade no processo ensino e aprendizagem da educação infantil: um relato em uma escola pública do Distrito Federal. 2019. 39 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12287
Issue Date: 19-Jun-2019
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

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