Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12291
Type: Artigo
Title: As contribuições do PIBID para a formação de pedagogos: um estudo em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal
Author(s): Farias, Nathália Gonçalves
First Advisor: Lucena, Ivaldo Araújo de
Summary: Este estudo investigou as contribuições do PIBID para a formação inicial de pedagogos, por meio de entrevistas com graduandos e pedagogos recém-formados que atuaram como bolsistas do Programa em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal (DF). Enquanto objetivos, buscaram-se analisar a formação inicial de alguns estudantes de Pedagogia, a partir da experiência de atuação no PIBID; pesquisar a importância da práxis pedagógica para os professores recém-formados; e compreender quais fatores existentes no PIBID contribuíram para a melhoria da formação dos pedagogos em uma instituição privada do DF. Este estudo evidencia as contribuições do PIBID enquanto espaço de formação inicial docente que propicia uma maior relação entre a teoria e a prática pedagógica, na Educação Básica. Entre os autores que embasaram teoricamente o estudo destacam-se Gatti (2013), Freire (1996) e Pimenta (1997). Com esta pesquisa, foi possível perceber que a teoria e a prática precisam estar em sintonia no processo de ensino e de aprendizagem e que o PIBID proporciona uma interação teórico-prática diferenciada no processo de formação inicial docente. A metodologia usada será em abordagem qualitativa, a pesquisa é de campo exploratória e a pesquisa será realizada através de um roteiro semi estruturado com entrevistas.
Keywords: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Formação inicial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Pedagogia (Graduação)
Citation: FARIAS, Nathália Gonçalves. As contribuições do PIBID para a formação de pedagogos: um estudo em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal. 2019. 49 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12291
Document date: 14-Jul-2019
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NatháliaGonçalvesFariasTCCGraduacao2019.pdfArtigo998.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.