Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12291
Tipo: Artigo
Título: As contribuições do PIBID para a formação de pedagogos: um estudo em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal
Autor(es): Farias, Nathália Gonçalves
Primeiro Orientador: Lucena, Ivaldo Araújo de
Resumo: Este estudo investigou as contribuições do PIBID para a formação inicial de pedagogos, por meio de entrevistas com graduandos e pedagogos recém-formados que atuaram como bolsistas do Programa em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal (DF). Enquanto objetivos, buscaram-se analisar a formação inicial de alguns estudantes de Pedagogia, a partir da experiência de atuação no PIBID; pesquisar a importância da práxis pedagógica para os professores recém-formados; e compreender quais fatores existentes no PIBID contribuíram para a melhoria da formação dos pedagogos em uma instituição privada do DF. Este estudo evidencia as contribuições do PIBID enquanto espaço de formação inicial docente que propicia uma maior relação entre a teoria e a prática pedagógica, na Educação Básica. Entre os autores que embasaram teoricamente o estudo destacam-se Gatti (2013), Freire (1996) e Pimenta (1997). Com esta pesquisa, foi possível perceber que a teoria e a prática precisam estar em sintonia no processo de ensino e de aprendizagem e que o PIBID proporciona uma interação teórico-prática diferenciada no processo de formação inicial docente. A metodologia usada será em abordagem qualitativa, a pesquisa é de campo exploratória e a pesquisa será realizada através de um roteiro semi estruturado com entrevistas.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Formação inicial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Programa: Pedagogia (Graduação)
Citação: FARIAS, Nathália Gonçalves. As contribuições do PIBID para a formação de pedagogos: um estudo em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal. 2019. 49 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12291
Data do documento: 14-Jul-2019
Aparece nas coleções:Pedagogia (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NatháliaGonçalvesFariasTCCGraduacao2019.pdfArtigo998.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.