Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucena, Ivaldo Araújo de-
dc.creatorFarias, Nathália Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-09-20T20:39:38Z-
dc.date.available2019-07-25-
dc.date.available2019-09-20T20:39:38Z-
dc.date.issued2019-07-14-
dc.identifier.citationFARIAS, Nathália Gonçalves. As contribuições do PIBID para a formação de pedagogos: um estudo em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal. 2019. 49 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12291-
dc.description.resumoEste estudo investigou as contribuições do PIBID para a formação inicial de pedagogos, por meio de entrevistas com graduandos e pedagogos recém-formados que atuaram como bolsistas do Programa em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal (DF). Enquanto objetivos, buscaram-se analisar a formação inicial de alguns estudantes de Pedagogia, a partir da experiência de atuação no PIBID; pesquisar a importância da práxis pedagógica para os professores recém-formados; e compreender quais fatores existentes no PIBID contribuíram para a melhoria da formação dos pedagogos em uma instituição privada do DF. Este estudo evidencia as contribuições do PIBID enquanto espaço de formação inicial docente que propicia uma maior relação entre a teoria e a prática pedagógica, na Educação Básica. Entre os autores que embasaram teoricamente o estudo destacam-se Gatti (2013), Freire (1996) e Pimenta (1997). Com esta pesquisa, foi possível perceber que a teoria e a prática precisam estar em sintonia no processo de ensino e de aprendizagem e que o PIBID proporciona uma interação teórico-prática diferenciada no processo de formação inicial docente. A metodologia usada será em abordagem qualitativa, a pesquisa é de campo exploratória e a pesquisa será realizada através de um roteiro semi estruturado com entrevistas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2019-07-25T18:38:08Z No. of bitstreams: 1 NatháliaGonçalvesFariasTCCGraduacao2019.pdf: 1022546 bytes, checksum: d6b6ed514a45c10dfe677c54cd940579 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-09-20T20:39:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NatháliaGonçalvesFariasTCCGraduacao2019.pdf: 1022546 bytes, checksum: d6b6ed514a45c10dfe677c54cd940579 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-20T20:39:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NatháliaGonçalvesFariasTCCGraduacao2019.pdf: 1022546 bytes, checksum: d6b6ed514a45c10dfe677c54cd940579 (MD5) Previous issue date: 2019-07-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPedagogia (Graduação)pt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs contribuições do PIBID para a formação de pedagogos: um estudo em uma instituição de ensino superior do Distrito Federalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NatháliaGonçalvesFariasTCCGraduacao2019.pdfArtigo998.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.