Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12413
Type: Artigo
Title: Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim
Author(s): Silva, Marcela Cristina Gomes da
First Advisor: Santos, Luciana da Silva
Summary: O presente trabalho pretendeu compreender como a identidade feminina, os estereótipos atrelados ao gênero e o incentivo ao consumo infantil são difundidos por e para as crianças por intermédio dos denominados vídeos unboxing divulgados por uma youtuber mirim. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de três vídeos com conteúdo publicitário de brinquedos, que possibilitaram a construção de duas unidades temáticas: Discurso Publicitário e Ser menina. Os resultados apontaram para uma tendência à utilização de vídeos unboxing como forma de incentivar o consumo em crianças, utilizando-se de estratégias que pretendem aproximar o público infantil, youtuber mirim e a marca anunciada, além de se aproveitarem do senso crítico pouco desenvolvido da criança levando-a a acreditar em falsas promessas de felicidade e satisfação. Ademais, destaca-se que a publicidade contida na mídia digital carrega em si estereótipos que agem na construção da identidade feminina. Verificou-se que tais estereótipos disseminam o culto à beleza e à caracterização do feminino como sendo frágil, delicado, dócil e ingênuo ao utilizar a linguagem como forma de expressão de características que aludem exclusivamente ao gênero feminino. Identificados esses aspectos se faz importante, além das leis em vigor que visam à proteção da infância, à educação crítica das crianças e acompanhamento da família ao conteúdo exposto às mesmas, tendo em vista a formação de consumidores conscientes e os estereótipos de gênero que são incutidos no processo de subjetivação de cada indivíduo.
Abstract: The present work aimed to understand how feminine identity, gender stereotypes and the in-centive to children consumption are disseminated to and through the children through the so-called unboxing videos released by a youtuber mirim. For that, a content analysis of three videos with advertising content of toys was carried out, which enabled the construction of two thematic units: Advertising Speech and Being a girl. The results pointed to a tendency to use unboxing videos as a way to encourage consumption in children, using strategies that aim to bring the child audience, youtuber mirim and the advertised brand, and take advantage of the child’s poorly developed sense leading her to believe in false promises of happiness and satis-faction. In addition, it is emphasized that the advertising contained in the digital media carries within itself stereotypes that act in the construction of the feminine identity. It was verified that such stereotypes disseminate the cult of beauty and the characterization of the feminine as being fragile, delicate, docile and naïve when using language as a form of expression of char-acteristics that allude exclusively to the feminine gender. Once these aspects are identified, it is important, in addition to existing laws aimed at protecting children, critical education of children and monitoring of the family to the content exposed to them, with a view to the for-mation of conscious consumers and the gender stereotypes that are instilled in the process of subjectivities of each individual.
Keywords: Psicologia
Consumo infantil
Estereótipos
Subjetivação
Gênero
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Psicologia (Graduação)
Citation: SILVA, Marcela Cristina Gomes da. Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim. 2019. 34 f. Artigo (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12413
Document date: 2019
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdfArtigo1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.