Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática |
metadata.dc.creator: | Souza Neto, João Soares de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa, Cleber Alves da |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho teve por objetivo a produção de um manual para ajudar professores a utilizar o jogo Minecraft, como uma base para ensinar alunos o conteúdo de Portas Lógicas e um roteiro experimental. Baseado em revisão bibliográfica sobre o funcionamento do elemento Redstone e como construir diversas Portas Lógicas dentro do ambiente do jogo. Apesar da falta de experimentação prática do material produzido, este serve para demonstrar a possibilidade da produção de outros materiais que aproveitam a maior acessibilidade de dispositivos como computadores e Smartphones onde os alunos jogam. Aproveitando conhecimento prévio que os alunos tenham dos jogos para introduzir o conteúdo a ser estudado. |
Abstract: | The present work aimed at producing a manual to help teachers use the game Minecraft, as a basis to teach students the content of Logic Gates and an experimental script. Based on a bibliographic review of how the Redstone element works and how to build several Logic Gates within the game environment. Despite the lack of practical experimentation of the material produced, this serves to demonstrate the possibility of producing other materials that take advantage of the greater accessibility of devices such as computers and Smartphones where students play. Taking advantage of previous knowledge that the students have of the games to introduce the content to be studied |
Keywords: | Minecraft Portas lógicas Gamificação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente |
metadata.dc.publisher.program: | Física (Graduação) |
Citation: | SOUZA NETO, João Soares de. Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434 |
Issue Date: | 19-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Física (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf | Artigo | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.