Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434
metadata.dc.type: Artigo
Title: Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática
metadata.dc.creator: Souza Neto, João Soares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Cleber Alves da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve por objetivo a produção de um manual para ajudar professores a utilizar o jogo Minecraft, como uma base para ensinar alunos o conteúdo de Portas Lógicas e um roteiro experimental. Baseado em revisão bibliográfica sobre o funcionamento do elemento Redstone e como construir diversas Portas Lógicas dentro do ambiente do jogo. Apesar da falta de experimentação prática do material produzido, este serve para demonstrar a possibilidade da produção de outros materiais que aproveitam a maior acessibilidade de dispositivos como computadores e Smartphones onde os alunos jogam. Aproveitando conhecimento prévio que os alunos tenham dos jogos para introduzir o conteúdo a ser estudado.
Abstract: The present work aimed at producing a manual to help teachers use the game Minecraft, as a basis to teach students the content of Logic Gates and an experimental script. Based on a bibliographic review of how the Redstone element works and how to build several Logic Gates within the game environment. Despite the lack of practical experimentation of the material produced, this serves to demonstrate the possibility of producing other materials that take advantage of the greater accessibility of devices such as computers and Smartphones where students play. Taking advantage of previous knowledge that the students have of the games to introduce the content to be studied
Keywords: Minecraft
Portas lógicas
Gamificação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Física (Graduação)
Citation: SOUZA NETO, João Soares de. Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434
Issue Date: 19-Jun-2019
Appears in Collections:Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdfArtigo1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.