Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12447
metadata.dc.type: Artigo
Title: A ótica sob um novo sentido: uma aplicação para alunos cegos
metadata.dc.creator: Santos, Erick Bony Fernandes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Luciani Bueno
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo elaborar e aplicar um material didático multissensorial para alunos deficientes visuais visto que os direitos dos deficientes são assegurados por leis no âmbito educacional e que todas as crianças e adolescentes têm direito à aprendizagem. Foi elaborado um material didático que aborda conteúdo sobre o funcionamento do disco de Newton e aplicado em uma escola pública de Ensino Médio do Distrito Federal, para alunos Deficientes Visuais do 2º ano do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram feitas entrevistas com a professora responsável pela sala de recurso da área de física e os alunos que frequentam suas aulas. Todas as entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Através da pesquisa foi constatada a necessidade e a eficácia de materiais usando outros sentidos para o ensino-aprendizagem de física. Pode-se concluir que os materiais didáticos sensoriais são essenciais para o processo de aprendizagem dos alunos cegos, assim como o atendimento especializado feito em sala de recursos. Analisando o perfil dos sujeitos da pesquisa notou-se também que no âmbito educacional o modo como o aluno deficiente visual é inserido reflete durante toda sua vida.
Abstract: This research had as objective to elaborate and to apply a multisensorial didactic material for visually impaired students since the rights of the disabled are guaranteed by laws in the educational scope and that all the children and adolescents have right to the learning. A didactic material was developed that addresses content about the operation of the Newton disc and applied in a Public School of High School in the Federal District, for Visual Deficient students of the 2nd year of High School. For the collection of data, interviews were made with the teacher responsible for the resource room of the physics area and the students who attend their classes. All the interviews were recorded in audio and later transcribed. Through the research was verified the necessity and effectiveness of materials using other meanings for teaching-learning physics. It can be concluded that the sensory didactic materials are essential for the learning process of the blind students, as well as the specialized attendance done in the resource room. Analyzing the profile of the subjects of the research it was also noticed that in the educational scope the way the visual deficient student is inserted reflects throughout his life.
Keywords: Deficiência visual
Disco de Newton
Material didático multissensorial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Física (Graduação)
Citation: SANTOS, Erick Bony Fernandes dos. A ótica sob um novo sentido: uma aplicação para alunos cegos. 2018. 30 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12447
Issue Date: 22-Nov-2018
Appears in Collections:Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ErickBonyFernandesdosSantosTCCGraduacao2018.pdfArtigo563.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.