Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12449
metadata.dc.type: Artigo
Title: A física na visão de alunos do ensino médio
metadata.dc.creator: Paula, Gustavo Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Luciani Bueno
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve por objetivo realizar um estudo exploratório sobre os principais elementos que perpassam a rejeição pela disciplina de Física por alunos do ensino médio e suas implicações para o aprendizado desta ciência. Para isto, o estudo contou com a participação de 219 alunos do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal. A metodologia exploratória caracterizou-se por aplicação de questionário de perguntas abertas a fim de se fazer um levantamento da visão dos alunos a respeito da Física e como as impressões, o ensino e a relação professor/aluno exercem influência na motivação do aprendizado. O estudo revelou a Física como uma matéria de alta rejeição por parte dos alunos. Esta rejeição é resultado de um ensino majoritariamente tradicional. Tal ensino ocasiona uma confusão entre as áreas de ação das disciplinas de Física e Matemática. A pouca aplicação de temas cotidianos e tecnológicos na construção de conceitos e a escassa alusão da ciência Física na evolução histórica, cultural e científica da sociedade. Todos esses fatores em conjunto, se mostraram como causas a rejeição da disciplina de Física.
Abstract: The present study had the aim to perform an exploratory study on the key elements that underlie the rejection by the discipline of Physics for high school students and their implications for the learning of this science. For this, the study was attended by 219 high school students in a public school in the Federal District. The exploratory methodology was characterized by questionnaires of open-ended questions in order to make a survey of the students’ vision about the physics and how the impressions, the teaching and the teacher/student relationship exerts influence on the motivation learning. The study revealed the physics as a subject of high rejection on the part of students. Such teaching causes confusion between the areas of action of the disciplines of physics and mathematics. The little application on daily issues and technological in the construction of concepts and the scant allusion of physical science in historical, cultural and scientific development of society. All of these factors together, proved as causes the rejection of Physical discipline.
Keywords: Motivação
Ensino de física
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Física (Graduação)
Citation: PAULA, Gustavo Ferreira. A física na visão de alunos do ensino médio. 2018. 29 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12449
Issue Date: 15-Jun-2018
Appears in Collections:Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GustavoFerreiradePaulaTCCGraduacao2018.pdfArtigo1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.