Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12454
metadata.dc.type: Artigo
Title: Desafios e potencialidades no ensino de física para alunos surdos
metadata.dc.creator: Menêzes, Patrick Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Luciani Bueno
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve por objetivo investigar os desafios e potencialidades no ensino de Física para alunos surdos, tendo como base de hipótese duas vertentes: a primeira diz respeito à relação professor, intérprete e aluno; a segunda reside em mostra que o curso de Libras oferecido na graduação não prepara o professor para trabalhar com alunos surdos. Para isso, foram selecionadas quatro escolas de ensino médio que têm alunos surdos matriculados em turma regular, ressaltando-se que uma delas era a Escola Bilíngue. A metodologia utilizada foi a de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de Física e intérpretes, a fim de levantar dados sobre os possíveis desafios e potencialidades no ensino de Física para alunos surdos. O estudo revelou que a barreira da comunicação e a falta de sinais de Libras em Física são os grandes desafios enfrentados pelos docentes e intérpretes. Esses fatores e diversos outros, em conjunto, se mostraram como agentes na barreira de ensino no que tange a educação inclusiva do aluno surdo.
Abstract: The aim of the research was to investigate the challenges and potentialities of physics teaching for deaf students, based on two hypotheses: the first concerns the relationship between teacher, interpreter and student; the second one shows that the course of LIBRAS offered in graduation does not prepare the teacher to work with deaf students. For this purpose, four high schools were selected that have deaf students enrolled in regular class, emphasizing that one of them was the Bilingual School. The methodology used was semi-structured interviews with physics teachers and interpreters, in order to gather data about the possible challenges and potentialities in physics teaching for deaf students. The study revealed that the communication barrier and the lack of signs of LIBRAS in Physics are the major challenges faced by teachers and interpreters. These factors and several others, together, have shown themselves to be agents in the educational barrier regarding the inclusive education of the deaf student.
Keywords: Ensino de física
Formação de professores
Libras
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Física (Graduação)
Citation: MENÊZES, Patrick Silva. Desafios e potencialidades no ensino de física para alunos surdos. 2018. 28 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12454
Issue Date: 22-Nov-2018
Appears in Collections:Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PatrickSilvaMenêzesTCCGraduacao2018.pdfArtigo1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.