Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12455
metadata.dc.type: Artigo
Title: Força: experimentos acessíveis para o auxílio do ensino e aprendizagem do conceito
metadata.dc.creator: Batista, Paulo César dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Chaib , João Paulo Martins de Castro
metadata.dc.description.resumo: O debate filosófico sobre conceitos é extremamente válido para o crescimento intelectual de um ser pensante, assim o estímulo a pensar e construir argumentos e meios instrumentais para análise de uma problemática deve ser uma ferramenta indispensável para o educador enquanto mediador do conhecimento principalmente se tratando dos conhecimentos descritos pela Física. Assim, o presente trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino do conceito de força dando enfoque às leis de Newton, e apoiando-se em experimentos com materiais de baixo custo para a visualização do fenômeno na tentativa de instigar o aluno a criar uma percepção visual/sensorial dos fenômenos além de debater a sua real natureza, e não apenas a reprodução de conceitos já descritos em livros didáticos no ensino médio.
Abstract: The philosophical debate on concepts is extremely valid for the intellectual growth of a thinker. This said, the stimulus to think, make arguments, and instrumental means to analyze a problem must be an indispensable tool for the educator while mediator of the knowledge, especially when dealing with the knowledge described by physics. Thus, the current work presents a didactic sequence for the teaching of the force concept, focusing on the laws of Newton while relying on experiments with low cost materials for the visualization of the phenomenon in the attempt to instigate students to create a visual/sensorial perception of the phenomena besides debating its nature, not simply the reproduction of the concepts already presented in textbooks in high school.
Keywords: Força
Leis de Newton
Experimentos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Física (Graduação)
Citation: BATISTA, Paulo César dos Santos. Força: experimentos acessíveis para o auxílio do ensino e aprendizagem do conceito. 27 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12455
Issue Date: 18-Jun-2018
Appears in Collections:Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PauloCésardosSantosBatistaTCCGraduacao2018.pdfArtigo1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.