Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12466
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: O ensino da gravitação quântica através de textos de divulgação científica
metadata.dc.creator: Meyer, Gabriela Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Daniel Vieira
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho visa introduzir o conteúdo de Gravitação Quântica a alunos do Ensino Superior em Física, através de textos de divulgação científica. Atualmente existem poucos textos sobre gravitação quântica, sendo que a maioria se encontram em língua inglesa, o que dificulta o acesso a informação e o aprendizado. Devido a isso, um texto foi construído para a inserção desse tema, com uma linguagem mais simples e acessível aos alunos que não possuem um bom conhecimento de mecânica quântica, base para a compreensão desse conteúdo. Assim, com o texto pronto e aplicado, foi possível verificar através de um debate, que um bom texto de divulgação científica, mesmo que o autor não seja especialista, possibilita a compreensão de temas mais complexos. Quando construído com uma linguagem mais acessível e bem estruturado, o texto de divulgação científica mostra-se uma peça fundamental para abrir novos horizontes.
Abstract: This paper aims to introduce the contents of Quantum Gravity to students of higher education in physics through scientific texts. Currently there are few texts on quantum gravity, most of which are in English, which hinders access to information and learning. Because of this, a text has been built for the inclusion of this theme, with simpler language and accessible to students who do not have a good knowledge of quantum mechanics, the basis for understanding this content. So with prompt and applied text was verified through a debate, that a good popular science text, even if the author is no expert, furthers our understanding of more complex issues. When built with a more affordable and well structured language, popular science text proves to be a critical piece to open new horizons.
Keywords: Construção do conhecimento
Teoria quântica de loops
Divulgação científica
Gravitação quântica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Física (Graduação)
Citation: MEYER, Gabriela Santos. O ensino da gravitação quântica através de textos de divulgação científica. 2015. 52 f. Monografia (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12466
Issue Date: 1-Dec-2015
Appears in Collections:Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GabrielaSantosMeyerTCCGraduacao2015.pdfMonografia2.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.