Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12471
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Divulgação científica aplicada em ambiente escolar como mecanismo de incentivo ao estudo de física
metadata.dc.creator: Oliveira, Robson Richard Carneiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Daniel Vieira
metadata.dc.description.resumo: A divulgação científica consiste na compreensão de um assunto complexo e estabelecimento de uma comunicação fácil com o público em geral. A Física colabora para a formação educacional e cultural da população e está presente no cotidiano. O estímulo de jovens estudantes é fundamental para a formação do cidadão e aproveitamento dos conhecimentos escolares na vida. Diante da necessidade de revolução do ensino e aprimoramento da didática, novas metodologias de ensino de ciência são aplicáveis. Neste contexto, a divulgação foi utilizada no trabalho afim de incentivar alunos de ensino médio ao estudo da física. A metodologia utilizada envolveu aulas expositivo-dialogadas e textos didáticos a fim estimular os alunos de ensino médio, dinamizando o ensino de física. Questionários foram respondidos e textos formulados para a obtenção de resultados e discussão em sala de aula. Os resultados foram comparados com experiências relatadas anteriormente por outros trabalhos. A metodologia mostrou-se aplicável, responsiva, didática e aproveitável de diversas maneiras no ambiente escolar.
Abstract: Science communication is the understanding of a complex subject and establish easy communication with the general public. Physics contributes to the educational and cultural background of the population and is present in everyday life. The young students stimulus is critical to the formation of citizens and use of school knowledge in life. Faced with the teaching revolution and improvement of teaching, new science teaching methods are applicable. In this context, popular science was used in the work in order to encourage high school students physics study. The methodology involved expository-dialogued classes and textbooks in order to stimulate high school students, fostering the teaching of physics. Questionnaires were answered and texts formulated for the achievement of results and discussion in the classroom. The results were compared with experiments previously reported in other studies. The methodology proved to be relevant, responsive, didactic and usable in many ways at school.
Keywords: Divulgação científica
Física no ensino médio
Ensino em física
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Física (Graduação)
Citation: OLIVEIRA, Robson Richard Carneiro de. Divulgação científica aplicada em ambiente escolar como mecanismo de incentivo ao estudo de física. 2015. 24 f. Monografia (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12471
Issue Date: 2-Dec-2015
Appears in Collections:Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RobsonRichardCarneirodeOliveiraTCCGraduacao2015.pdfMonografia3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.