Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12475
Type: | Monografia(Graduação) |
Title: | A Teoria do Elétron: contextualização e tradução da aula de H. A. Lorentz para o Prêmio Nobel de 1902 |
Author(s): | Abreu, João Paulo Galvão Gonçalves de |
First Advisor: | Chaib, João Paulo Martins de Castro |
Summary: | Este trabalho apresenta o estudo e a tradução comentada, para língua portuguesa, da aula de Lorentz para o prêmio Nobel, intitulado: “A teoria dos elétrons e da Propagação da Luz”. Assim, abordam-se aspectos históricos que contextualizam o momento em que se deu a discussão, e são apresentadas reflexões sobre aceitação ou abandono de uma determinada teoria em razão de outra. |
Abstract: | This work presents the study and the commented translation, to the Portuguese language, of the Lorentz’s Nobel Prize lecture entitled "The theory of the electrons and the Propagation of the Light". Thus, historical aspects were included concerwing the moment of the debate, and also discussions on the acceptance of one theory over the other. |
Keywords: | Lorentz Teoria do Elétron |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente |
Program: | Física (Graduação) |
Citation: | ABREU, João Paulo Galvão Gonçalves de. A Teoria do Elétron: contextualização e tradução da aula de H. A. Lorentz para o Prêmio Nobel de 1902. 2016. 50 f. Monografia (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12475 |
Document date: | 2016 |
Appears in Collections: | Física (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JoãoPauloGalvãoGonçalvesdeAbreuTCCGraduacao2016.pdf | Monografia(Graduação) | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.