Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12475
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: A Teoria do Elétron: contextualização e tradução da aula de H. A. Lorentz para o Prêmio Nobel de 1902
metadata.dc.creator: Abreu, João Paulo Galvão Gonçalves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Chaib, João Paulo Martins de Castro
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta o estudo e a tradução comentada, para língua portuguesa, da aula de Lorentz para o prêmio Nobel, intitulado: “A teoria dos elétrons e da Propagação da Luz”. Assim, abordam-se aspectos históricos que contextualizam o momento em que se deu a discussão, e são apresentadas reflexões sobre aceitação ou abandono de uma determinada teoria em razão de outra.
Abstract: This work presents the study and the commented translation, to the Portuguese language, of the Lorentz’s Nobel Prize lecture entitled "The theory of the electrons and the Propagation of the Light". Thus, historical aspects were included concerwing the moment of the debate, and also discussions on the acceptance of one theory over the other.
Keywords: Lorentz
Teoria do Elétron
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Física (Graduação)
Citation: ABREU, João Paulo Galvão Gonçalves de. A Teoria do Elétron: contextualização e tradução da aula de H. A. Lorentz para o Prêmio Nobel de 1902. 2016. 50 f. Monografia (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12475
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoãoPauloGalvãoGonçalvesdeAbreuTCCGraduacao2016.pdfMonografia1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.