Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12476
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Estudo bibliográfico e análise crítica de artigos sobre o uso de ferramentas computacionais no ensino de física
metadata.dc.creator: Martins, Mateus Fernandes Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Cleber Alves da
metadata.dc.description.resumo: A tecnologia avança muito rápido e, gradualmente, melhora a qualidade de vida de nossa sociedade e possivelmente convivência humana. As melhorias tecnológicas podem ser fundamentais para uma sólida formação em assuntos científicos. Sob essa perspectiva, este trabalho analisa revistas de acesso aberto relacionadas ao Ensino de Física. O foco deste estudo se concentra em artigos que utilizam ferramentas computacionais como estratégia para subsidiar os textos científicos neles mesmos apresentados. Este tópico gera debates em ambientes acadêmicos e científicos, pois enquanto alguns estudiosos entendem que a educação científica amparada pelo uso de computadores fornece uma melhor subvenção para compreender qualquer conhecimento científico, outros acreditam que os avanços tecnológicos são dispensáveis para aprimorar o ensino. O trabalho, portanto, tem o objetivo de compreender as possibilidades e as tendências futuras, contribuindo, desse modo, para o magistério e o trabalho de pesquisadores do ramo da Física. Dentre os periódicos publicados no sítio eletrônico da Sociedade Brasileira de Física (SBF), foi tomado como referência o período compreendido entre os últimos três anos até a data de fevereiro de 2015, buscando-se não apenas investigar as semelhanças e diferenças entre os trabalhos divulgados, mas também revelar como os computadores estão sendo utilizados dentro do Ensino de Física.
Abstract: Technology advances extremely fast and gradually improves quality of life of our society and possibly human coexistence. Technological improvements can be critical for a solid background in scientific subjects. From this perspective, this article analyzes open access journals that are related to education in Physics. The focus on this study concentrates on articles that contain computational tools as a strategy to support the scientific papers presented. This topic generates debates in academic and scientific environments, while some scholars believe that education supported by the use of computers provides a better subsidy to understand any scientific knowledge, others believe that technological advances are unnecessary to improve teaching. Therefore, the work aims to understand the possibilities and future trends, contributing thus to the teaching and the work of researchers from the branch of Physics. Among the periodicals published on the website of the Brazilian Physics Society (SBF) was taken as a reference the period from the last three years before the date of February 2015, seeking not only to investigate the similarities and differences between the published work but also reveal how computers are being used within the Physics Teaching.
Keywords: Ensino de física
Ferramentas computacionais
Tendências computacionais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Física (Graduação)
Citation: MARTINS, Mateus Fernandes Azevedo. Estudo bibliográfico e análise crítica de artigos sobre o uso de ferramentas computacionais no ensino de física. 2016. 34 f. Monografia (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12476
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MateusFernandesAzevedoMartinsTCCGraduacao2016.pdfMonografia1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.