Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12484
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Condições acústicas da sala de aula e percepção do docente. Estudo de caso: escola de ensino médio no Distrito Federal
metadata.dc.creator: Moura, Watila Guedes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Cleber Alves da
metadata.dc.description.resumo: As condições acústicas das escolas pouco é levada em consideração quando se pensa no processo de ensino-aprendizagem, no entanto a má qualidade acústica do ambiente de trabalho do professor pode levá-lo a extrapolar seu limite vocal prejudicando a sua saúde, outro aspecto negativo é o mau entendimento do aluno em relação ao que está sendo explicado pelo professor. Neste intuito esta pesquisa buscou relacionar as condições acústicas das salas de aula e a percepção dos docentes a respeito da qualidade acústica do seu ambiente de trabalho. Para tanto, em um primeiro momento, foi aplicado um questionário para os professores da escola analisada, buscando a percepção dos mesmos em relação ao ruído escolar e as possíveis relações com a sua saúde. Na segunda etapa da pesquisa foram realizadas vinte e duas medições do nível de ruído em diferentes ambientes da escola. A última etapa consistiu na realização de cinco medições do tempo de reverberação em diferentes pontos de uma sala de aula vazia. A análise dos resultados obtidos levou-nos a constatação da má qualidade acústica da instituição de ensino analisada.
Abstract: The acoustic conditions in schools is a point that little is taken into consideration when thinking in the teaching-learning process, however the poor acoustic quality of the teacher's working environment can lead you the extrapolate his vocal limit and damage your health, another negative is the misunderstanding of the student in relation to what is being explained by the teacher. Thereby this research sought to relate the acoustic conditions of classrooms and the perception of teachers about the acoustic quality of their work environment. To this end a questionnaire was applied to the teachers of a public school in the Federal District, seeking their perception in relation to the school noise and possible relationships with their health, were also held twenty-two measurements of noise levels in differents environments school and five measurements for the reverberation time in different locations of an empty classroom. The analysis of the results led us to finding the poor acoustic quality of the analyzed educational institution.
Keywords: Acústica escolar
Nível de ruído escolar
Sala de aula
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Física (Graduação)
Citation: MOURA, Watila Guedes de. Condições acústicas da sala de aula e percepção do docente. Estudo de caso: escola de ensino médio no Distrito Federal. 2016. 60 f. Monografia (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12484
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WatilaGuedesdeMouraTCCGraduacao2016.pdfMonografia3.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.