Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12490
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Proposta de uma sequência didática à luz de Vygotsky para o conceito de força |
metadata.dc.creator: | Lopes, João Paulo Martins |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Chaib , João Paulo Martins de Castro |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática utilizando a teoria Vygotskyana para a construção do conceito de força. O material apresentado tem o papel de preparar (plano de aula) para que o professor consiga direcionar sua turma para a construção do conceito de força. A Utilização da sequência didática tem como objetivo disponibilizar ao aluno e ao professor uma proposta escrita, direcionando a aula para construção do conceito força, guiando o aluno e professor para melhor desenvolvimento da elucidação e dos experimentos durante a aula. A sequência tem como público alvo os professores e alunos do ensino médio público, que muitas das vezes sofrem sérios danos educacionais pela falta do uso de laboratórios. Não por incapacidade ou inadimplência do docente, mas simplesmente pelo fato da escola não disponibilizar espaço ou oportunidades que oferecem para o desenvolvimento de uma aula diferenciada no ensino médio. A sequência didática tem por objetivo discutir as diferentes maneiras em que o conceito força é expresso, utilizando o ato de empurrar ou de puxar para a explicação de tal conceito. |
Keywords: | Teoria Vygotskyana Sequência didática Conceito de força Plano de aula |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente |
metadata.dc.publisher.program: | Física (Graduação) |
Citation: | LOPES, João Paulo Martins. Proposta de uma sequência didática à luz de Vygotsky para o conceito de força. 2017. 44 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12490 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | Física (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JoãoPauloMartinsLopesTCCGraduacao2017.pdf | Artigo | 6.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.