Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12491
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Alan Santos de-
dc.creatorBarbosa, Bruno Nunes-
dc.date.accessioned2019-10-30T11:27:55Z-
dc.date.available2019-10-24-
dc.date.available2019-10-30T11:27:55Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.citationBARBOSA, Bruno Nunes. Identidade cultural e Copa do Mundo: um estudo de caso da mídia em torno de Neymar Júnior. 2019. 19 f. Artigo (Graduação em Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12491-
dc.description.resumoEste projeto tem a proposta de analisar as práticas de discurso midiático esportivo acerca de Neymar Júnior, futebolista brasileiro, durante a Copa de 2018. O trabalho está dividido em dois momentos construindo uma narrativa do antes, durante e depois do evento esportivo. No primeiro, discutimos as relações de construção da identidade do torcedor brasileiro, no palco da Ditadura militar no Brasil. Elaborando, então, uma compreensão acerca da representação, no qual, o atleta tem na sociedade de consumo e, que, durante a construção de um fato esportivo transfigura-se em um acontecimento social. No segundo momento, discutimos a repercussão do jogador de futebol Neymar Júnior durante a Copa, envolvido no que Guy Debord denomina de Sociedade do Espetáculo. Criou-se uma expectativa pela mídia no jogador que frustrou a torcida brasileira com o mal desempenho em meio a um ano de crise política e financeira no Brasil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-10-24T17:46:53Z No. of bitstreams: 1 BrunoNunesBarbosaTCCGraduacao2019.pdf: 1159535 bytes, checksum: fe2f9c72c7f78d067d7df73827c6c8d6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-30T11:27:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BrunoNunesBarbosaTCCGraduacao2019.pdf: 1159535 bytes, checksum: fe2f9c72c7f78d067d7df73827c6c8d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-30T11:27:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrunoNunesBarbosaTCCGraduacao2019.pdf: 1159535 bytes, checksum: fe2f9c72c7f78d067d7df73827c6c8d6 (MD5) Previous issue date: 2019-06-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programCST - Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeymarpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCopa do mundopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleIdentidade cultural e Copa do Mundo: um estudo de caso da mídia em torno de Neymar Júniorpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Social - Jornalismo (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrunoNunesBarbosaTCCGraduacao2019.pdfArtigo1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.