Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12492
Tipo: Monografia(Graduação)
Título: O jornalismo esportivo no surgimento de atletas celebridades: caso Neymar Jr.
Autor(es): Souza, Emanuelly Fernandes de
Primeiro Orientador: Giraldi, Renata
Resumo: O jornalismo esportivo é a área especializada em noticiar e cobrir eventos relacionados ao esporte. O foco da editoria de esportes é permitir que o telespectador, ouvinte e leitor se sintam participando dos grandes fatos esportivos, mesmo sem sair de casa. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a presença do jornalismo esportivo no surgimento de atletas celebridades, que saem da editoria de esporte para a de entretenimento: quando a vida pessoal do atleta gera notícias a tal ponto de competir com seu lado profissional. O objeto de estudo é o Twitter do jogador de futebol Neymar Jr., o atleta mais famoso do país na atualidade. A partir da análise dos posts dele nesta rede social, observa-se como a imprensa se pauta a partir de seus relatos em forma de texto e imagens. A metodologia utilizada foi análise de conteúdo qualitativa e estudo de caso. A teoria aplicada é a AgendaSetting ou Agendamento.
Abstract: Sports journalism is the area specialized in reporting and covering events related to sports. The focus of the sports publishing is allow the viewer, listener and reader to feel participating in the great sporting events, even without leaving home. The present work aims to analyze the presence of sports journalism in the emergence of celebrity athletes, who leave the sports publishing for the entertainment: when the athlete's personal life creates news to the point of competing with his professional side. The object of study is the Twitter of soccer player Neymar Jr., the most famous athlete in the country nowadays. From the analysis of his posts in this social network, it is observed how the press is guided from his reports in the form of text and images. The methodology used was qualitative content analysis and case study. The theory applied is Agenda-Setting.
Palavras-chave: Jornalismo esportivo
Atleta-celebridade
Agenda-setting
Neymar
Twitter
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Programa: CST - Jornalismo
Citação: SOUZA, Emanuelly Fernandes de. O jornalismo esportivo no surgimento de atletas celebridades: caso Neymar Jr. 2019. 77 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12492
Data do documento: 24-Jun-2019
Aparece nas coleções:Comunicação Social - Jornalismo (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmanuellyFernandesdeSouzaTCCGraduacao2019.pdfMonografia(Graduação)1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.