Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Giraldi, Renata-
dc.creatorSouza, Emanuelly Fernandes de-
dc.date.accessioned2019-10-30T11:29:25Z-
dc.date.available2019-10-24-
dc.date.available2019-10-30T11:29:25Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.citationSOUZA, Emanuelly Fernandes de. O jornalismo esportivo no surgimento de atletas celebridades: caso Neymar Jr. 2019. 77 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12492-
dc.description.abstractSports journalism is the area specialized in reporting and covering events related to sports. The focus of the sports publishing is allow the viewer, listener and reader to feel participating in the great sporting events, even without leaving home. The present work aims to analyze the presence of sports journalism in the emergence of celebrity athletes, who leave the sports publishing for the entertainment: when the athlete's personal life creates news to the point of competing with his professional side. The object of study is the Twitter of soccer player Neymar Jr., the most famous athlete in the country nowadays. From the analysis of his posts in this social network, it is observed how the press is guided from his reports in the form of text and images. The methodology used was qualitative content analysis and case study. The theory applied is Agenda-Setting.pt_BR
dc.description.resumoO jornalismo esportivo é a área especializada em noticiar e cobrir eventos relacionados ao esporte. O foco da editoria de esportes é permitir que o telespectador, ouvinte e leitor se sintam participando dos grandes fatos esportivos, mesmo sem sair de casa. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a presença do jornalismo esportivo no surgimento de atletas celebridades, que saem da editoria de esporte para a de entretenimento: quando a vida pessoal do atleta gera notícias a tal ponto de competir com seu lado profissional. O objeto de estudo é o Twitter do jogador de futebol Neymar Jr., o atleta mais famoso do país na atualidade. A partir da análise dos posts dele nesta rede social, observa-se como a imprensa se pauta a partir de seus relatos em forma de texto e imagens. A metodologia utilizada foi análise de conteúdo qualitativa e estudo de caso. A teoria aplicada é a AgendaSetting ou Agendamento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-10-24T17:54:18Z No. of bitstreams: 1 EmanuellyFernandesdeSouzaTCCGraduacao2019.pdf: 1268998 bytes, checksum: a26a4b29bddc4768636fec930b22f9a9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-30T11:29:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EmanuellyFernandesdeSouzaTCCGraduacao2019.pdf: 1268998 bytes, checksum: a26a4b29bddc4768636fec930b22f9a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-30T11:29:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EmanuellyFernandesdeSouzaTCCGraduacao2019.pdf: 1268998 bytes, checksum: a26a4b29bddc4768636fec930b22f9a9 (MD5) Previous issue date: 2019-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programCST - Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo esportivopt_BR
dc.subjectAtleta-celebridadept_BR
dc.subjectAgenda-settingpt_BR
dc.subjectNeymarpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO jornalismo esportivo no surgimento de atletas celebridades: caso Neymar Jr.pt_BR
dc.typeMonografia(Graduação)pt_BR
Appears in Collections:Comunicação Social - Jornalismo (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmanuellyFernandesdeSouzaTCCGraduacao2019.pdfMonografia(Graduação)1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.