Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12580
Type: Artigo
Title: A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar
Author(s): Moura, Gabriel Carvalho de Oliveira
First Advisor: Braga, Yanic Diener
Summary: O presente artigo avalia o atual cenário da produção audiovisual que está em crescimento para além dos modos tradicionais do cinema e da televisão. Estuda, também, como as produções originais das plataformas de streaming têm se tornado um diferencial para essas empresas, forçando as emissoras de televisão e estúdios de cinema a se reinventarem. Foi feito um estudo de caso do filme Roma, filme produzido e distribuído pela Netflix, que foi premiado no Oscar de 2019, e se tornou a primeira produção original de uma plataforma de streaming a concorrer na categoria de Melhor filme da premiação. Também, se propõe a demonstrar uma mudança de paradigma no setor, iniciando uma conversa sobre uma nova forma de consumo de conteúdo, definida pelas possibilidades geradas pelas inovações tecnológicas e pela voracidade de seu público.
Abstract: The present article evaluates the new scenario of audiovisual production wich is in exponential growth beyond the traditional modes, involving movies, television and internet. It also studies how the original productions of streaming platforms have become a differential for these companies, forcing television and movie studios to reinvent themselves. For this, a recent case of Roma movie, produced and distributed by Netflix, in the edition of the Oscar’s, which became the first original production of a streaming platform to compete in the category of Best Picture. Also, it is predisposed to demonstrate a paradigm shift in the industry, initiating a conversation about a new form of content consumption, defined by the possibilities generated by the technological innovations and the voracity of its public.
Keywords: Netflix
Produções originais
Plataformas de streaming
Oscar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: CST - Publicidade e Propaganda
Citation: MOURA, Gabriel Carvalho de Oliveira. A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12580
Document date: 2019
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdfArtigo724.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.