Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12622
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: Gestão educacional eficaz na era das novas tecnologias da informação e comunicação – o contínuo desafio
metadata.dc.creator: Faria, Iris Maria de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo , Mestra Jozina Pires de
metadata.dc.description.resumo: Articular a aprendizagem, de forma contextualizada no atual mundo social, inevitavelmente perpassa por uma maneira inovadora de pensar e gerenciar o conhecimento. Nesse sentido, se faz imprescindível uma mediação por meio do uso de novas tecnologias em busca de uma eficácia no processo do aprender a aprender. O presente artigo visa refletir a respeito da atuação da Gestão Educacional frente aos contínuos desafios apresentados pelas inovações tecnológicas na produção do conhecimento no cotidiano escolar. Nesse processo está o gestor escolar como a figura central no direcionamento da prática inovadora e transformadora que rompe com os velhos paradigmas. E, de forma específica, visa também refletir sobre a ação da tecnologia e da educação na atualidade; identificar os atuais desafios educacionais na era das novas tecnologias da informação e da comunicação; repensar ações educativas para a efetivação de prática pedagógica com o uso de tecnologias eficazes e promover a busca de ações que favoreçam a formação continuada dos profissionais de educação frente às inovações tecnológicas, aliando-as ao ato educativo. Utilizou-se para este estudo a pesquisa bibliográfica, a partir de uma análise de referenciais teóricos já existentes sobre essa temática: Morin (2001); Dowbor (2001) Levy (2003); Mattos; Guimarães (2005); Plonski (2007); Almeida et al (2009); Luck (2009), entre outros. As análises feitas a partir de leituras reafirmam que o exercício de uma gestão educacional aberta ao diálogo, participativa, inovadora e sensível aos avanços tecnológicos se torna essencial para a melhoria da qualidade de ensino. Apontam também para a inserção das novas tecnologias no ato educativo, de forma consciente e planejada, como um meio para se atingir uma aprendizagem dinâmica, significativa e autônoma, que atenda aos anseios dos estudantes e da sociedade atual. Ainda reforçam a necessidade de formação continuada dos gestores, professores e demais atores escolares para a apropriação de inovações tecnológicas, articulando-as à gestão do trabalho escolar, uma vez que esse processo exige mudança contínua, aprendizagem e aperfeiçoamento. Conclui-se que educação, comunicação e tecnologia caminham juntas, incidindo no cotidiano das pessoas e no processo de construção do conhecimento, intermediando os espaços de entendimento, interação e diálogo em benefício do desenvolvimento integral do indivíduo.
Keywords: Gestão educacional
Tecnologia da informação e comunicação
Aprendizagem
Inovação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
Especialização em Gestão Educacional
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação Lato Sensu
metadata.dc.publisher.program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: FARIA, Iris Maria de Araújo. Gestão educacional eficaz na era das novas tecnologias da informação e comunicação – o contínuo desafio. 2012. 17 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12622
Issue Date: 2012
Appears in Collections:PPG - Revistas e Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IrisMariadeAraújoFariaTCCLatosensu2012.pdfArtigo393.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.