Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12629
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação) |
Title: | A escrita como produto e processo cultural no centro de educação profissional – Escola Técnica de Brasília |
Author(s): | Silva, Valdeci Martins da |
First Advisor: | Conceição , Vera Lúcia Cordeiro da |
Summary: | A comunicação é fator fundamental na vida em sociedade. A oralidade tem predominância de uso nos grupos humanos. A descoberta da escrita influenciou diretamente o modo de vida dos indivíduos que dela se apropriaram. A escrita pode ser associada ao desenvolvimento social, cognitivo e cultural dos povos, é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso às informações, expressa e defende pontos de vistas, partilha e constrói visões de mundo. O conhecimento da linguagem escrita é um bem social indispensável para resolver questões do cotidiano. A escola vista como a principal agenciadora do letramento tem grandes responsabilidades. O Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Brasília é uma instituição de ensino público que tem o objetivo de oferecer educação profissional técnica, formação inicial e continuada de trabalhadores. Por meio de questionários preenchidos por alunos e professores desta escola e também de textos de requerimentos feitos pelos alunos, este trabalho procurou analisar o que diz essa escrita sobre o futuro profissional técnico. |
Abstract: | Communication is a key factor in society. The predominance of orality has use in human groups. The discovery of writing directly influenced the way of life of individuals who have appropriated it. Writing can be associated with social, cognitive and cultural development of peoples, it is through it that man communicates, has access to the information, express and defend points of view, and share builds worldviews. The knowledge of written language is a social imperative to solve everyday issues. The school seen as the main caregiver of literacy has great responsibilities. The Center for Professional Education - Technical School of Brasília is a public educational institution that aims to provide professional technical education, initial and continuing training of workers. Through questionnaires completed by students and teachers of this school as well as texts of applications made by students, this study sought to analyze what this says about the future professional writing coach. |
Keywords: | Oralidade Educação Ensino profissionalizante Língua portuguesa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB Especialização em Leitura e Produção de Textos |
Department: | Pós-Graduação Lato Sensu |
Program: | PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Citation: | SILVA, Valdeci Martins da. A escrita como produto e processo cultural no centro de educação profissional – Escola Técnica de Brasília. 2012. 64 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Leitura e Produção de Textos) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12629 |
Document date: | 2012 |
Appears in Collections: | PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ValdeciMartinsdaSilvaTCCLatoSensu2012.pdf | Monografia(Graduação) | 604.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.