Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12629
Type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: A escrita como produto e processo cultural no centro de educação profissional – Escola Técnica de Brasília
Author(s): Silva, Valdeci Martins da
First Advisor: Conceição , Vera Lúcia Cordeiro da
Summary: A comunicação é fator fundamental na vida em sociedade. A oralidade tem predominância de uso nos grupos humanos. A descoberta da escrita influenciou diretamente o modo de vida dos indivíduos que dela se apropriaram. A escrita pode ser associada ao desenvolvimento social, cognitivo e cultural dos povos, é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso às informações, expressa e defende pontos de vistas, partilha e constrói visões de mundo. O conhecimento da linguagem escrita é um bem social indispensável para resolver questões do cotidiano. A escola vista como a principal agenciadora do letramento tem grandes responsabilidades. O Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Brasília é uma instituição de ensino público que tem o objetivo de oferecer educação profissional técnica, formação inicial e continuada de trabalhadores. Por meio de questionários preenchidos por alunos e professores desta escola e também de textos de requerimentos feitos pelos alunos, este trabalho procurou analisar o que diz essa escrita sobre o futuro profissional técnico.
Abstract: Communication is a key factor in society. The predominance of orality has use in human groups. The discovery of writing directly influenced the way of life of individuals who have appropriated it. Writing can be associated with social, cognitive and cultural development of peoples, it is through it that man communicates, has access to the information, express and defend points of view, and share builds worldviews. The knowledge of written language is a social imperative to solve everyday issues. The school seen as the main caregiver of literacy has great responsibilities. The Center for Professional Education - Technical School of Brasília is a public educational institution that aims to provide professional technical education, initial and continuing training of workers. Through questionnaires completed by students and teachers of this school as well as texts of applications made by students, this study sought to analyze what this says about the future professional writing coach.
Keywords: Oralidade
Educação
Ensino profissionalizante
Língua portuguesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Especialização em Leitura e Produção de Textos
Department: Pós-Graduação Lato Sensu
Program: PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
Citation: SILVA, Valdeci Martins da. A escrita como produto e processo cultural no centro de educação profissional – Escola Técnica de Brasília. 2012. 64 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Leitura e Produção de Textos) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12629
Document date: 2012
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ValdeciMartinsdaSilvaTCCLatoSensu2012.pdfMonografia(Graduação)604.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.