Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12758
Tipo: Artigo
Título: Análise da composição nutricional de chocolates "fitness" e "convencionais"
Autor(es): Pedroso, Iandra Araujo Martins
Vilaronga, Camila Mendes
Rabelo, Ana Luíza Paixão
Primeiro Orientador: Soares, Iama Marta de Araújo
Resumo: A adoção de comportamentos que evocam a um modelo estético corporal, que se manifesta no compromisso com exercícios físicos e dietas, é uma realidade nos dias de hoje. Sendo assim, é crescente a busca por alimentos que estejam associados à conquista de um corpo mais magro e definido. Neste sentido, o presente estudo buscou analisar a rotulagem nutricional de chocolates designados como “fit”, “life” e “lifte”, isto é, cujo marketing induza aos ideais do contexto “fitness”. Foi realizado um estudo transversal, objetivando coletas e avaliações de dados. A amostra foi constituída por 12 (doze) marcas, sendo 06 (seis) fitness e 06 (seis) convencionais. Os resultados mais expressivos foram quanto à redução dos valores energético e de carboidratos totais da maioria, 67% (n=4) dos produtos fitness. Com relação às proteínas, 50%, (n=3), deste grupo apresentaram acréscimo importante, comparativamente aos produtos convencionais. Não foram apresentadas vantagens que justifiquem a escolha de chocolates fitness quanto ao incremento de fibras ou redução de sódio. A quantidade de gordura saturada encontrada em 34% (n=2) dos chocolates comercializados como fitness foi preocupante, especialmente porque apresentaram quantidades superiores aos produtos convencionais, antagonicamente ao que se espera de uma proposta de alimento mais saudável. Conclui-se que é necessária a leitura dos rótulos, frente às expectativas de cada consumidor, quanto às escolhas conscientes e que deve-se valorizar uma alimentação equilibrada aliada à exercícios físicos regulares para a promoção da saúde. Faz-se necessária uma normatização brasileira para a definição do termo fitness quanto ao emprego desta terminologia na indústria alimentícia.
Palavras-chave: Fitness
Rotulagem de alimentos
Chocolate
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Nutrição (Graduação)
Citação: PEDROSO, Iandra Araujo; VILARONGA, Camila Mendes; RABELO, Ana Luíza Paixão.Análise da composição nutricional de chocolates "fitness" e "convencionais". 2019. 12 f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12758
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Nutrição (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IandraAraujoMartinsPedrosoTCCGraduacao.pdfArtigo514.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.