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dc.contributor.advisor1Soares, Iama Marta de Araújo-
dc.creatorPedroso, Iandra Araujo Martins-
dc.creatorVilaronga, Camila Mendes-
dc.creatorRabelo, Ana Luíza Paixão-
dc.date.accessioned2020-02-06T11:35:08Z-
dc.date.available2020-02-03-
dc.date.available2020-02-06T11:35:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPEDROSO, Iandra Araujo; VILARONGA, Camila Mendes; RABELO, Ana Luíza Paixão.Análise da composição nutricional de chocolates "fitness" e "convencionais". 2019. 12 f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12758-
dc.description.resumoA adoção de comportamentos que evocam a um modelo estético corporal, que se manifesta no compromisso com exercícios físicos e dietas, é uma realidade nos dias de hoje. Sendo assim, é crescente a busca por alimentos que estejam associados à conquista de um corpo mais magro e definido. Neste sentido, o presente estudo buscou analisar a rotulagem nutricional de chocolates designados como “fit”, “life” e “lifte”, isto é, cujo marketing induza aos ideais do contexto “fitness”. Foi realizado um estudo transversal, objetivando coletas e avaliações de dados. A amostra foi constituída por 12 (doze) marcas, sendo 06 (seis) fitness e 06 (seis) convencionais. Os resultados mais expressivos foram quanto à redução dos valores energético e de carboidratos totais da maioria, 67% (n=4) dos produtos fitness. Com relação às proteínas, 50%, (n=3), deste grupo apresentaram acréscimo importante, comparativamente aos produtos convencionais. Não foram apresentadas vantagens que justifiquem a escolha de chocolates fitness quanto ao incremento de fibras ou redução de sódio. A quantidade de gordura saturada encontrada em 34% (n=2) dos chocolates comercializados como fitness foi preocupante, especialmente porque apresentaram quantidades superiores aos produtos convencionais, antagonicamente ao que se espera de uma proposta de alimento mais saudável. Conclui-se que é necessária a leitura dos rótulos, frente às expectativas de cada consumidor, quanto às escolhas conscientes e que deve-se valorizar uma alimentação equilibrada aliada à exercícios físicos regulares para a promoção da saúde. Faz-se necessária uma normatização brasileira para a definição do termo fitness quanto ao emprego desta terminologia na indústria alimentícia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ribeiro (tmarques@ucb.br) on 2020-02-04T00:08:00Z No. of bitstreams: 1 IandraAraujoMartinsPedrosoTCCGraduacao.pdf: 526908 bytes, checksum: 39e30e7c6c68ea2a907503a622932e5e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Saúde e Medicinapt_BR
dc.publisher.programNutrição (Graduação)pt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFitnesspt_BR
dc.subjectRotulagem de alimentospt_BR
dc.subjectChocolatept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.titleAnálise da composição nutricional de chocolates "fitness" e "convencionais"pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
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